Rir da mesma piada pela milésima vez nunca será um problema para aqueles que não resistem a um episódio aleatório de séries como Friends, Two and a Half Men e The Office, por exemplo. Confira abaixo títulos clássicos de comédia que estão disponíveis em três plataformas de streaming organizados por ordem cronológica.
A Feiticeira (1964)
Samantha e James são um típico casal americano dos anos 1960, a não ser por um detalhe: ela é uma feiticeira. O marido faz com que a bruxinha prometa não usar magia no cotidiano, mas, de uma maneira ou de outra, ela sempre o faz. É assim que surgem as aventuras do casal — além de outros excêntricos parentes que aparecem ao longo da trama — com um humor leve e para toda a família. O clássico chegou a ser indicado ao Emmy 22 vezes.
Onde assistir: Oldflix
Temporadas disponíveis: 1
M*A*S*H (1972)
Médicos do Exército americano servindo em um hospital móvel na Guerra da Coreia descobrem que a risada é o melhor remédio para lidar com os horrores do confronto (o seriado, inclusive, estreou no auge da Guerra do Vietnã). Entre pegadinhas, cerimônias de suicídio, conspirações, apostas e jogos de futebol americano, o humor negro domina a série, inspirada em um filme homônimo de 1970. A comédia também passa uma mensagem anti-guerra no mínimo audaciosa para a época.
Onde assistir: Oldflix
Temporadas disponíveis: 1
Três É Demais (1987)
O sucesso dos anos 1980 conta com uma premissa bem simples: a vida cômica de três solteirões que precisam cuidar de três meninas após um deles se tornar viúvo. Recheada de piadas leves, a produção conquista o público desde o primeiro episódio — seja pela fofura de Michelle Tanner, a bebê interpretada por Mary-Kate e Ashley Olsen, ou pelos momentos inusitados vividos pela nova família. A trama ganhou uma sequência atual na Netflix, batizada de Fuller House, que já conta com quatro temporadas.
Onde assistir: Netflix
Temporadas disponíveis: 1-8
Seinfeld (1989)
O humor irônico do seriado ganha forma com Jerry Seinfeld, o protagonista que abusa de sua perspicácia para dar o tom cômico a situações banais do cotidiano, e seus três amigos. Conhecida por ser uma comédia “sobre o nada” (a forma de abotoar os botões de uma camisa, por exemplo, já foi tema de piadas na produção), o seriado foi sucesso de audiência mundial por ser politicamente incorreto e quebrar tabus.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas disponíveis: 1-9
Friends (1994)
As aventuras cotidianas de seis amigos nova-iorquinos em seus “20 e poucos anos” criou uma legião de fãs fiéis em todo o mundo. Com um humor que redefiniu o futuro das sitcoms americanas, aliado a um elenco com uma química rara e um enredo atemporal, o seriado conseguiu se manter consistente ao longo de dez temporadas e cativa novos fãs até hoje.
Onde assistir: Netflix
Temporadas disponíveis: 1-10
That ‘70s Show (1998)
Ambientado nos anos 1970, o seriado mostra as reflexões de um grupo de seis adolescentes sobre temas como sexo, drogas, política, feminismo e liberdade sexual enquanto passam o tempo no porão da casa de um deles. A comédia adquire um ar nostálgico ao resgatar fenômenos culturais como ABBA, David Bowie, Pink Floyd, Led Zepellin e Star Wars.
Onde assistir: Netflix
Temporadas disponíveis: 1-8
Gilmore Girls (2000)
A cumplicidade entre mãe e filha é o ponto de partida da história de Lorelai e Rory Gilmore. A comédia com uma pitadinha de drama ganha um tom emotivo ao falar sobre os desafios em relação ao amor, às amizades e à família. Dois pontos da produção merecem destaque: as personagens femininas, sempre dominantes e fortes, e os diálogos, rápidos e com muitas referências à cultura pop e à literatura. Na onda do sucesso do seriado, a Netflix produziu uma sequência com quatro novos episódios lançados em 2016.
Onde assistir: Netflix
Temporadas disponíveis: 1-7
Two and a Half Men (2003)
O seriado foge da receita “amigos em um cenário em comum” típicos das sitcoms americanas para contar a reviravolta na vida de Charlie Harper (Charlie Sheen) quando seu irmão e seu sobrinho se mudam para sua casa. O sarcasmo e as frases depreciativas, além das piadas que fogem do politicamente correto, tornam a produção subversiva e explicam seu estrondoso sucesso mundial até a oitava temporada, quando o protagonista é substituído por Ashton Kutcher.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas disponíveis: 1-12
The Office (2005)
Uma equipe de filmagem faz um documentário para mostrar as “modernas” técnicas de gerenciamento de Michael Scott (Steve Carell) em seu escritório na Pensilvânia — tais técnicas incluem infantilidade, egocentrismo e se considerar o maior sabe tudo da história. O seriado faz piada com o desconforto dos funcionários de Scott – tanto pelo comportamento do chefe quanto pelo trabalho em si, que não é lá muito animado. Os personagens, aliás, são o ponto alto da comédia e é quase impossível não criar um laço afetivo com todos eles, até mesmo com o chefe.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas disponíveis: 1-9
Parks and Recreation (2009)
O seriado acompanha o cotidiano do Departamento de Parques e Recreação da fictícia cidade de Pawnee. O local, apesar de excêntrico e repleto de costumes inéditos, também apresenta problemas muito próximos da realidade, como corrupção, preconceito e racismo. A produção ganha destaque pelo humor irônico pelo qual aborda os temas e pelos seus bons personagens, como a protagonista Leslie Knope, uma otimista incurável, e o chefe do departamento Ron Swanson (Nick Offerman), frio e rabugento.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas disponíveis: 1-7
Community (2009)
Uma boa pedida para os amantes da cultura geek, o seriado sobre os integrantes de um grupo de estudo da faculdade comunitária de Greendale é repleto de surpresas e referências culturais. A premissa pode até parecer comum, mas o roteiro inteligente, além da diversidade de personagens, faz com que a série seja uma comédia de qualidade, dispensando o “riso fácil” por diálogos bem trabalhados.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Temporadas disponíveis: 1-6