Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Quanto custa alugar ilhas privadas que pertencem a personalidades conhecidas

Trata-se de uma nova tendência do mercado de luxo, mas acessá-las custa até 800 000 reais por dia

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 ago 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos últimos anos, o turismo de luxo passou a oferecer experiências cada vez mais exclusivas para aqueles que não precisam se preocupar com dinheiro ao planejar a viagem dos sonhos. Estadias em castelos, passeios em iates e aventuras automobilísticas com Ferraris e Lamborghinis, entre outras máquinas, se tornaram corriqueiros no time dos ricos. Agora, uma nova tendência começa a conquistar adeptos: o aluguel de ilhas privadas — de preferência, que pertencem a personalidades conhecidas. Comprar uma ilha é, obviamente, tarefa para pouquíssimos. Um destino no Caribe pode custar 200 milhões de dólares, ou inalcançáveis 1 bilhão de reais. O jeito é desfrutar desses pedaços de terra sobre o mar por breves períodos de tempo, em pacotes que podem durar poucos dias ou semanas, ainda que a conta continue salgada.

    PELORUS PRIVATE ISLAND - Austrália - A ilha particular do bilionário australiano Chris Morris possui residência de 900 metros quadrados com cinco suítes e serviços exclusivos como chef particular e piscina à beira-mar com vista para a Grande Barreira de Corais. Preço: 140 000 reais por noite.
    PELORUS PRIVATE ISLAND – Austrália – A ilha particular do bilionário australiano Chris Morris possui residência de 900 metros quadrados com cinco suítes e serviços exclusivos como chef particular e piscina à beira-mar com vista para a Grande Barreira de Corais. Preço: 140 000 reais por noite. (The Morris Group/Divulgação)

    O movimento surgiu na pandemia, quando as regras sanitárias obrigaram as pessoas a deixarem o convívio social, e desde então não para de crescer. De acordo com um estudo realizado recentemente pela empresa de pesquisas Euromonitor, o aluguel de ilhas inteiras para fins turísticos cresceu 200% desde a crise de covid-19. Atentos à oportunidade de faturar alto com seus imóveis imponentes, bilionários de diversas partes do mundo passaram a oferecê-los para aluguel. O britânico Richard Branson, dono do Grupo Virgin — um conglomerado que inclui companhias aéreas, ferrovias e empresas de telecomunicações, entre outras —, foi um dos pioneiros ao transformar a sua Necker Island, nas Ilhas Virgens Britânicas, em um destino aberto ao público dotado de contas bancárias recheadas. “É uma ilha linda demais para não compartilhar”, justificou ele.

    ILHA LOPUD 1483 - Croácia - Amantes da cultura, arquitetura e história são os hóspedes mais frequentes do antigo mosteiro franciscano do século XV na Croácia. Com vistas panorâmicas para as ilhas Elaphiti e Dalmácia, recebe até dez pessoas em cinco suítes repletas de obras de arte contemporâneas e renascentistas. Preço: 640 000 reais por semana.
    ILHA LOPUD 1483 – Croácia – Amantes da cultura, arquitetura e história são os hóspedes mais frequentes do antigo mosteiro franciscano do século XV na Croácia. Com vistas panorâmicas para as ilhas Elaphiti e Dalmácia, recebe até dez pessoas em cinco suítes repletas de obras de arte contemporâneas e renascentistas. Preço: 640 000 reais por semana. (./Divulgação)

    Lá, o mar de águas cristalinas é cenário para as acomodações da Great House, mansão em estilo balinês com onze suítes e vista panorâmica do Caribe e Atlântico, e das nove Bali Houses, espécie de chalés espalhados pela ilha. No centro, fica o Elders Temple, um espaço com piscina infinita e lounge. A ilha ainda tem spas, quadra de tênis e todos os equipamentos de esportes aquáticos. O próprio Branson costuma aparecer no local e interagir com os hóspedes, famosos ou não. O ex-presidente americano Barack Obama e os atores Robert De Niro e Kate Winslet já se hospedaram no refúgio. O mimo custa cerca de 800 000 reais por dia para grupos fechados de até 48 pessoas, incluindo crianças.

    Continua após a publicidade
    ILHA DO JAPÃO - Rio de Janeiro - A Ilha do Japão fica em Angra dos Reis e é acessível apenas por helicóptero ou barco. São 2,5 hectares de verde, praias particulares e casas de alto padrão para até dez hóspedes. Preço: 22 000 reais a diária.
    ILHA DO JAPÃO – Rio de Janeiro – A Ilha do Japão fica em Angra dos Reis e é acessível apenas por helicóptero ou barco. São 2,5 hectares de verde, praias particulares e casas de alto padrão para até dez hóspedes. Preço: 22 000 reais a diária. (./Divulgação)

    O mercado de ilhas privadas para aluguel não está restrito a Branson. O australiano Chris Morris, fundador da empresa de softwares para investidores Computershare, abre sua Pelorus Private Island, na Austrália, para estadias. O preço é mais em conta, mas nem tanto: 140 000 reais por noite. “É um lugar único”, diz o bilionário, que promete experiências ultraluxuosas, como chef particular e iates à disposição dos visitantes. Nem só de praia, porém, vivem os adeptos das ilhas privativas. Há quem prefira pagar por experiências ligadas à cultura e desfrutar de ambientes decorados com obras de arte e arquitetura arrojada, como é o caso da Ilha Lopud 1483, na Croácia. As ilhas particulares ainda são para poucos, mas o número de privilegiados que as acessam não para de aumentar.

    Publicado em VEJA de 2 de agosto de 2024, edição nº 2904

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.