Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Encolheram a família: cresce o número de casais que não têm filhos

Eles preferem se dedicar à carreira e levar uma vida despreocupada, fenômeno que pode mudar a sociedade

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Marília Monitchele Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2024, 16h39 - Publicado em 31 Maio 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No festival de besteiras que assolam as redes sociais há de tudo. Além das fake news, por óbvio, que representam o execrável alimento para a polarização política, grassam nesse ambiente bobagens de toda sorte — de memes grosseiros a piadas sem graça. Aqui e ali, porém, brotam postagens que ajudam a entender mudanças relevantes de comportamento da sociedade. A novidade, agora: a onda de casais sem filhos e sem vergonha de ostentar uma vida despreocupada, isenta de responsabilidade com a parentalidade. Eles postam cenas de viagens, restaurantes e passeios. Lá fora, o fenômeno já foi batizado de dink, sigla em inglês para double income, no kids, ou “renda dupla, sem filhos”. É tendência global. O acrônimo nasceu, a rigor, em 1987 — mas ganha tração inédita, ancorada pela estatística de um mundo que encolhe.

    arte dink

    Nos Estados Unidos, a taxa de nascimentos vem caindo cerca de 2% a cada ano desde 1973. De acordo com o censo de 2022, 43% das famílias americanas ainda não tinham filhos no momento da pesquisa. No Brasil, o ritmo demográfico é semelhante. Há 25 anos, o número de casais que decidiam não ter rebentos era de 13%. Hoje, a taxa subiu para 19% (veja o quadro). Para alguns, a decisão de não ter bebês é baseada em razões como a carência de recursos financeiros ou a falta de suporte familiar. Para uma parcela crescente, contudo, há um quê de hedonismo, alimentado pela capacidade de poupança. Estudo da consultoria MarketWatch aponta que 48% dos dinks destinam o dinheiro que gastariam com filhos a viagens. Pouco mais de um terço diz temer custo de vida alto em demasia para manter uma criança e quase 70% têm certeza de que não vão se arrepender da decisão no futuro.

     

    Essa nova formação familiar impacta, de modo natural, os hábitos de consumo. “A ideia de liberdade passa a estar relacionada à experiência, à mobilidade”, diz o sociólogo Gabriel Rossi, professor e pesquisador de consumo e comunicação da ESPM, de São Paulo. “Ser bem-sucedido significa viajar e conhecer diversas localidades.” Não à toa, pousadas, hotéis e condomínios são pensados para essa nova configuração minimalista. A maré tende a crescer. “Cada vez mais veremos algoritmos dos serviços de compras entregando ofertas que contemplam tal desenho familiar, novelas mostrando o estilo de vida, celebridades promovendo esse padrão social”, completa Rossi.

    “SEM DESEJO DE SER MÃE” – Há quatro anos em um relacionamento firme com Vinícius Freire, a química industrial Dayane Alves, 29, sempre disse que não pretende ter uma criança. “Quero tomar minhas decisões sem pensar que outro ser humano depende de mim”, afirma. (//Arquivo pessoal)
    Continua após a publicidade

    O ciclo de mudanças na tradicional configuração familiar começou com o avanço da emancipação feminina. Tratava-se, a partir daquele momento, em virada esperada e saudável, de não mais precisar ficar em casa, cuidando das atividades domésticas e da prole. Dos casais com cada vez menos rebentos chegou-se ao fenômeno atual dos “sem-filho”. Há, inclusive, trabalhos de investigação científica que comparam os patamares de prazer e sofrimento, alegrias e tristezas, entre solteiros, casados, divorciados, separados e viúvos. O grupo populacional aparentemente mais saudável é o de mulheres que não são mães, segundo relatório publicado pelo professor de ciências comportamentais Paul Dolan, da London School of Economics, em livro ainda inédito no Brasil, Happy Ever After.

    Não se trata de mera e tola negação da maternidade, mas de constatação feita a partir de condições reais, de um cotidiano ameno — ainda que sem a emoção de fazer andar a árvore genealógica. Quem vê de longe a postura dos “sem-filho” arrisca, vez ou outra, a revelar algum incômodo. Como assim, não ter ninguém para cuidar dos pais da velhice? O papa Francisco chegou a se manifestar sobre o tema, chamando a conduta de egoísta. Convém lembrar que o pontífice, ao tocar no vespeiro, pode estar apenas dando voz à necessidade de aumento da taxa de natalidade em países da Europa, sem o qual os sistemas de previdência podem vir a quebrar, com os poucos jovens a manter o imenso contingente de idosos.

    “MANTENDO O ESTILO DE VIDA” – A advogada Carolina Pimentel, 32, e Darlan Flavio estão juntos há treze anos. “Gostamos de nossa vida da maneira como está; um filho mudaria toda a dinâmica que queremos”, diz ela. (//Arquivo pessoal)
    Continua após a publicidade

    Tudo somado, em outro capítulo cruel da civilização, quase sempre a “culpa” recai sobre as mulheres, porque somente elas podem dar à luz. É injusto. Trata-se de escolha a dois. Tão legítima que muitos casais da família dos “sem-filho” passaram a ostentar e celebrar a vida como ela é, sem rebentos ao seu lado em viagens, restaurantes e passeios.

    Publicado em VEJA de 31 de maio de 2024, edição nº 2895

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.