Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

Notícia xing ling: Chinês não chamou presidente de Mr. Fora Temer

A viagem de Michel Temer à China, para o encontro do G20, motivou muitas notícias, algumas verdadeiras, outras nem tanto. Entre os destaques está a história de que um empresário chinês teria chamado o mandatário de “Mr. Fora Temer”. A história viralizou na internet depois que o telejornal Impacto Económico, da rede venezuelana TeleSur, reproduziu […]

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 21h55 - Publicado em 7 set 2016, 16h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)
    imagens-do-dia-temer-jinping-china-20160902-004

    O presidente chinês Xi Jinping cumprimenta o presidente Michel Temer durante encontro em Hangzhou, na China – 02/09/2016

    A viagem de Michel Temer à China, para o encontro do G20, motivou muitas notícias, algumas verdadeiras, outras nem tanto. Entre os destaques está a história de que um empresário chinês teria chamado o mandatário de “Mr. Fora Temer”. A história viralizou na internet depois que o telejornal Impacto Económico, da rede venezuelana TeleSur, reproduziu na TV local um tuíte de uma de suas repórteres — que vive em Buenos Aires — comentando a história. A apresentadora, aliás, diz rapidamente que acredita se tratar de uma notícia de humor.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=9diPAUDem5U?feature=oembed&w=500&h=375%5D

    Por mais engraçada que a história seja… não, ela não é verdadeira. Abaixo as evidências:

    No dia 3 de setembro, o humorista José Simão publicou sua coluna no jornal Folha de S. Paulo com o título: “China! Welcome Mr. Fora Temer!”. Mais tarde, a brincadeira virou “verdade” no site O Diário do Brasil — fonte utilizada pela repórter venezuelana.

    Continua após a publicidade

    Uma rápida visita ao endereço online do Diário revela a linha editorial de seus repórteres, seja lá quem forem. A página não possui expediente. As matérias não são assinadas, e raramente fontes são citadas. Seu noticiário, antes duro contra a ex-presidente Dilma Rousseff e que agora tem como alvo Temer, mistura informações verdadeiras com memes e piadas.

    Sem nenhuma tradição, o jornal é ligado a outros blogs do mesmo estilo – ou inexistentes. Nas redes sociais, o Diário não possui perfis verificados, muito menos uma base sólida de engajamento, elementos que colocam em xeque sua credibilidade. O site também é personagem constante de blogs que se propõem a desvendar mentiras na internet.

    Eles publicaram, no dia 4 de setembro, por exemplo, a seguinte nota: “Souvenir que Temer comprou na China não funciona! Ao invés de ‘au-au’ cachorrinho rosna e diz ‘golpe-golpe’”.

    Por fim, outro indício é o fato de que diversos jornalistas de veículos importantes, estrangeiros e nacionais, de esquerda e direita, acompanharam a viagem de Temer à China. E nenhum deles deu a tal notícia. O blog #VirouViral tentou contato com a redação do Diário, mas não recebeu resposta.

    Continua após a publicidade

    Abaixo confira a repercussão da piada na internet.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.