Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

#VirouViral

Por Duda Monteiro de Barros Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet
Continua após publicidade

A nova confusão da internet: Yanny ou Laurel?

Todos estão confusos com um áudio que está rodando todo o Twitter. E você, o que ouve?

Por Marina Rappa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h19 - Publicado em 16 Maio 2018, 19h00

A internet está confusa com um áudio que está rodando todo o Twitter. Lembra da polêmica do vestido branco e dourado ou azul e preto? A mais nova versão desse meme está entre nós: é Yanny ou Laurel? Ouça abaixo e tire suas próprias conclusões:

O áudio, que surgiu na rede social Reddit, está causando furor entre os usuários das redes sociais e o termo “Laurel” já figura entre os trending topics brasileiros. Enquanto alguns usuários afirmam escutar claramente Yanny, outros ouvem Laurel e há ainda quem alegue identificar os dois.

Mas o que está por trás do áudio misterioso?

De acordo com Lars Riecke, professor de audição e neurociência cognitiva na Maastricht University, ouvido pelo The Verge, o segredo está na frequência do áudio. Segundo o especialista, Yanny está em uma frequência maior que a palavra Laurel – e isso pode explicar o que leva algumas pessoas a escutar um ou outro. Tendemos a sofrer deterioração no sistema auditivo ao longo da vida, o que prejudica a percepção de frequências mais altas. Isso pode fazer com que jovens ouçam Yanny mais nitidamente que pessoas mais velhas (que podem acabar entendendo Laurel por ser uma frequência mais baixa). Bom, isso deve falar algo sobre mim – que só ouvi Laurel.

“Os padrões acústicos da sentença estão no meio do caminho entre uma palavra e outra”, afirmou outra especialista ao The New York Times. De acordo com Jody Kreiman, pesquisadora do laboratório de percepção de voz da Universidade da Califórnia, isso também pode contribuir para a confusão das pessoas. E, é claro, outro fator que pode explicar a discrepância é o próprio dispositivo usado para reproduzir o áudio.

De qualquer forma, a internet não descansou até conseguir explicações lógicas para este raio de meme. E, bom, eles parecem ter chegado a conclusões que concordam ou até complementam a dos especialistas.

Continua após a publicidade

Sherlock Holmes

O usuário Steve Pomeroy, como um Sherlock Holmes, conseguiu mostrar como o trecho pode passar de Laurel a Yanny com muita facilidade se o tom for alterado. Quando o tom baixa 30%, a palavra Laurel é mais presente e quando o tom sobe 40%, Yanny é mais nítido.

Dana Boebinger, uma estudante de Phd em percepção auditiva em Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), fez um experimento pronunciando as duas palavras e mostrou no Twitter que as letras “l” e “r” possuem frequências mais baixas, enquanto “y” e “ee” (já que a pronúncia de Yanny soa algo como ieeni) possui frequências mais altas. Isso só atesta a teoria de Lars Riecke que você leu acima.

Continua após a publicidade

Laurel ou Yanny?

A internet não chega em um consenso. Definitivamente:

Continua após a publicidade

Após todo o frenesi, o que você ouve? Responda na enquete:

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.