Em maio de 2009, a big band de George Robert Jazz Orchestra gravou sete temas de Ivan Lins, na Suíça, com primorosos arranjos do americano Bob Mintzer. O brasileiro participou cantando e tocando suas harmonias no piano elétrico Fender Rhodes, acompanhado de solos certeiros do uruguaio Leonardo Amuedo, além de outras três faixas de outros autores, como Mi Corazón, Canción de Amor e Over The Rainbow, também com participação de Lins. O resultado chega a todas as plataformas de streaming nesta sexta-feira, 26, no álbum Abre Alas, com dez faixas.
“A música de Ivan tem sido parte da minha vida. Seu lirismo, sua noção única de melodia e harmonia têm me inspirado há muitos anos”, escreveu o saxofonista suíço George Robert, para explicar o desejo de gravar as músicas de Lins. A faixa-título, um dos clássicos do cancioneiro de Lins, abre os trabalhos, com uma composição uma complexidade sonora impressionante.
O clássico maior de Lins, Madalena, ganhou uma sonoridade de bolero, porém com linguagem de uma big band, com instrumentos de sopro, mas sem perder a cadência do samba. Há ainda Começar de Novo e também em Passarela no Ar, que soam com arranjos mais jazzísticos que comprovam o talento do pianista brasileiro.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial