Após quase dois séculos da morte de Jane Austen, em julho de 1817, a escritora ainda é considerada uma das maiores de todos os tempos. Recheados de ironias, os seus romances criticavam a sociedade aristocrata que testemunhou no final do século XVIII. Com gancho no bicentenário da sua morte, a editora Nova Fronteira criou um box com três dos seus clássicos: Orgulho e Preconceito, Razão e Sentimento e Emma (vários tradutores, 1.208 páginas, 129,90 reais).
Razão e Sentimento foi o primeiro livro publicado de Jane Austen, em 1811, e pode ser considerado o primeiro grande romance do século XIX. A narrativa conta a história da senhora Dashwood e suas filhas, que após a morte do pai, perdem toda herança. As mulheres são obrigadas a mudar de residência e as duas irmãs Elinor e Mariane são obrigadas a pensar em casamento.
Com mais de 20 milhões de cópias vendidas pelo mundo, Orgulho e Preconceito foi adaptado para o cinema em 2005, com a atriz Keira Knightley no papel principal. O livro conta o romance entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, que vivem em realidades muito diferentes, e a relação de amor e ódio entre os dois. Durante o desenrolar da trama, é possível compreender as dificuldades que a protagonista encontra para estudar por ser mulher, além da pressão que sofre para casar cedo.
A obra que completa o box é Emma, sobre a jovem de mesmo nome que possui uma família muito rica e adora achar pares românticos para os amigos, apesar de não aceitar nenhum relacionamento para si mesma. Em uma jornada para encontrar um pretendente para uma amiga, Emma acaba se surpreendendo com seus erros de julgamento. A trama inspirou o filme homônimo estrelado por Gwyneth Paltrow em 1996, que ganhou um Oscar pela trilha sonora.