Rodrigo Faro e a mulher, Vera Viel, são acusados de participar de um esquema de corrupção internacional de falsificação de documentos para obter cidadania italiana. A informação foi divulgada em uma reportagem do canal italiano TGR. Além do casal, também foi citado o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva, que atua em clube português.
De acordo com o veículo, seis pessoas foram presas suspeitas de associação criminosa visando à corrupção e falsificação de documentos públicos. “[Na] fictícia cidadania italiana de VIPs brasileiros, entre eles o jogador de futebol Bruno Duarte da Silva, atacante do clube português. Entre os conhecidos apresentadores de TV nacional brasileiros, Rodrigo Faro e sua esposa e alguns empresários de joias de São Paulo, no Brasil, que estavam envolvidos em negócios lucrativos em toda a Europa”, diz o canal italiano.
Rodrigo, por meio de sua assessoria jurídica, se pronunciou sobre o caso, dizendo que ocorreu um “mal-entendido”. “Declaramos que no ano de 2021, indicado por um amigo que já havia tirado seu passaporte italiano, Rodrigo Faro deu início ao processo de cidadania italiana para adquirir o passaporte para ele e sua família. O escritório indicado para esse trabalho foi o Diritto Di Cittadinanza SRL”, iniciou o texto.
A defesa alega ainda que Rodrigo “comprovou laços com seus descendentes na Itália” e que o processo foi aprovado e “os passaportes concedidos”.