Os comportamentos e falas controversas de Kanye West nos últimos anos estão custando caro para apresentações fora dos Estados Unidos. Segundo o jornal US Sun, depois de ter tido shows negados na Europa, Austrália, Ásia e Oriente Médio, ele também foi vetado no Brasil. De acordo com fontes da reportagem, publicada nesta sexta-feira, 15, não há “absolutamente nenhuma chance” do artista se apresentar por aqui. De acordo com o site, os promotores de eventos alegam que ninguém quer arriscar sua credibilidade.
Os recentes discursos de Kanye com falas antissemitas e o fluxo constante de aparições controvérsias de sua esposa, Bianca Censori, são os maiores motivos para as negações. Ele esperava repetir o show icônico que os Rolling Stones fizeram em 2006 na praia de Copacabana, que contou com mais de 1 milhão de fãs, mas o pedido teria sido recebido com uma recusa firme. Uma fonte que trabalha para o governo do Rio teria dito ser “óbvio” que esses planos seriam rejeitados imediatamente. “A imagem de Kanye é muito controversa. Ninguém quer estar ligado a ele e às suas recentes controvérsias.”
O jornal também afirma que tanto o Estádio do Maracanã, quanto o Estádio Olímpico Nilton Santos, sede do Botafogo, também teriam sido abordados, mas ambos os locais rejeitaram os pedidos. Ele também supostamente teria tentado contratos em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, mas teria sido rejeitado em todos os lugares. “Nenhum governo local ou pessoas que administram os estádios e locais para shows ou eventos culturais querem que Kanye venha à sua cidade. É demais para lidar. A resposta sempre será não”, disse ao US Sun um consultor de negócios musicais para shows e turnês na América do Sul.