Luciano Huck: o herdeiro do protagonismo em auditórios da TV
Retrospectiva GENTE: no comando do dominical da Globo desde 2021, apresentador pode expandir identidade

Luciano Huck, herdeiro do horário nobre dos domingos à tarde na TV Globo, tem apostado em formatos nostálgicos e parcerias com outras emissoras para alavancar a audiência. Durante o Melhores do Ano, em dezembro, o apresentador fez história ao homenagear Silvio Santos, que morreu em agosto de 2024, aos 93 anos. Durante a premiação, ele e Patrícia Abravanel, filha do apresentador, protagonizaram um momento nostálgico ao recriar o clássico “aviãozinho de dinheiro”, uma das marcas registradas do Programa Silvio Santos, do SBT.
Ele acertou em cheio ao abrir as portas do Domingão para a concorrência, transformando o prêmio em algo muito maior do que uma “festa da firma”. Com a transmissão simultânea no SBT, o prêmio deste ano teve a maior audiência desde que o apresentador assumiu a atração. O Melhor do Ano 2024 marcou 14,2 pontos na Grande São Paulo. Desde que assumiu, Huck já havia registrado 13,9 pontos com o Melhores do Ano 2021, 14,2 em 2022 e cravado 14,0 pontos no ano passado.
Entre as atrações nostálgicas, o retorno do quadro Quem Quer Ser Um Milionário?, fez o programa ter uma das melhores audiências do ano – a atração cravou 18,2 pontos de média na sua segunda parte. Além do quadro Acredite em Quem Quiser, no qual Huck mediu ao vivo o próprio nariz.
Sem Silvio Santos e Faustão aos domingos, a TV brasileira carecia de um nome forte que fizesse justiça ao legado de décadas de condução das suas atrações com auditórios. Ao migrar de sábado para domingo, Huck comprovou que é capaz de imprimir sua identidade entre os grandes do horário nobre. Viajando pelo mundo atrás de boas histórias, só precisa dosar a receita fácil do dramalhão do assistencialismo, que todos sempre perigam cair.