Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Dirigentes da Deezer se contrapõem à polêmica fala de CEO do Spotify

Yuri Valdevite, líder de marketing América Latina, e Pedro Kurtz, diretor de conteúdo Americas, falam à coluna sobre ação do streaming musical no Brasil

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jun 2024, 15h34 - Publicado em 26 jun 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há menos de um mês, o CEO do Spotify, Daniel Ek, revoltou parte da comunidade musical ao afirmar que a criação de conteúdo custa “próximo de zero”. Em conversa com a coluna GENTE, Yuri Valdevite e Pedro Kurtz, líder de marketing América Latina e diretor de conteúdo Americas da Deezer, respectivamente, contrapõem a declaração da empresa de streaming musical concorrente e realçam a importância sobre investimentos e remuneração dos artistas. Com sede na França, a Deezer oferece acesso a mais de 120 milhões de faixas do mundo todo, além de outros conteúdos, como podcasts. No Brasil, a empresa é apoiadora de inúmeros festivais, além de ter sido uma das marcas presentes no show de Madonna, na praia de Copacabana, no Rio. Confira o bate-papo.

    O que o mercado brasileiro representa para a Deezer? YURI: O Brasil é o segundo mercado da Deezer globalmente. A França é o mercado natal e o principal. A gente vem fortalecendo os investimentos locais, com uma frente grande em eventos como, por exemplo, o show da Madonna. A gente patrocina festivais como Mita, João Rock, Doce Maravilha… Tudo isso pensando em exposição de marca, mas também na experiência de fãs. Uma estratégia focada em colocar o fã no centro do negócio e o levar a viver experiências.

    Qual é o impacto desses eventos para a marca? YURI: Quando a gente faz isso, não tem em vista o resultado de aquisição de curto prazo, não é sobre quantos usuários vou adquirir por fazer essa ação ou não. Nossa vontade é cada vez mais não ser apenas uma plataforma que você escuta música, e sim a que te proporciona experiências online e offline por meio da música.

    O que pensam da fala do dirigente do Spotify sobre o custo de produção de conteúdo, que seria “próxima do zero”? PEDRO: A gente tem cada vez mais buscado reconhecer e valorizar os artistas que estão distribuindo. Nosso sistema de pagamentos não é o de que desmonetiza qualquer artista por quantidade de streams ou quantidade mínima de ouvintes num mês. A gente paga os criadores que distribuem com a gente e tem consumo na plataforma. E tem muitas camadas da indústria da música que ainda são invisibilizadas, como autores e compositores. A gente tem buscado jogar luz nessa camada da música. Definitivamente, o processo criativo é custoso, demanda tempo. Enquanto empresa, valorizamos absolutamente os artistas que distribuem na plataforma.

    Como a empresa apoia artistas novos no Brasil? YURI: Uma coisa que a gente fez bastante nos últimos anos, quando tem negociações com eventos, é colocar em contrato, que quer incluir um artista Deezer Next no line-up, um artista revelação, no qual apostamos. / PEDRO: A gente escolhe de três a cinco artistas por ano para fazerem parte do nosso programa global, o Deezer Next. Eles têm uma série de apoios editoriais dentro do aplicativo, de marketing em campanha a entrada em eventos.

    Continua após a publicidade

    Quais os próximos eventos com a Deezer no Brasil? YURI: Em curto prazo, temos o patrocínio no Circuito Sertanejo. Teremos um evento proprietário da Deezer nos próximos meses, voltado a essa questão de unir fãs com seu artista favorito. O evento vai ter um show de um grande artista e levaremos os principais fãs dele para viver uma experiência única.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.