Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

As preciosidades reveladas em fotobiografia de Sonia Braga

'Sonia em fotobiografia' foi organizada por Augusto Lins Soares

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 abr 2023, 14h31 - Publicado em 24 abr 2023, 19h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sônia Braga no filme 'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho
    Sônia Braga no filme 'Aquarius', de Kleber Mendonça Filho (VEJA.com/Divulgação/Divulgação)

    Uma das primeiras atrizes brasileiras a desbravar a carreira internacional, bastante fotografada por estúdios no Brasil e no exterior, Sonia Braga ganha uma fotobiografia sobre sua trajetória. As Edições Sesc e a Cepe Editora lançam Sonia em fotobiografia, livro organizado pelo designer, pesquisador e jornalista Augusto Lins Soares com mais de 200 fotos, cartazes, capas de revistas, desenhos e figurinos da atriz. As imagens apresentam sua trajetória desde a infância no Paraná, passando pelas atuações em cinema, teatro e televisão até os dias atuais. Em meio a isso, há preciosidades, como as fotos inéditas do primeiro ensaio que ela fez para a extinta revista Status antes de estrear a novela Gabriela, em 1975; foto da visita a presos políticos em greve de fome no Rio, em plena ditadura militar; imagem rara de Sonia no colo do (diretor italiano) Federico Fellini ao lado de Gilberto Gil e Nelson Motta, nos idos dos anos 80.

    O livro também traz fotos de Nova York, onde a atriz mora atualmente, como um registro do atentado de 11 de setembro, além de autorretratos, a exemplo de uma selfie quando a atriz completou 70 anos. Os textos biográficos foram escritos pela jornalista e roteirista Melina Dalboni, a narrativa imagética é contextualizada com texto de Jorge Amado e trechos da letra de Trem das cores, música de Caetano Veloso composta em homenagem a Sonia. “Todos falam muito sobre a câmera me amar mas na verdade sou eu que amo a câmera. Adoro fotografar e tive a alegria de ao longo da minha carreira ter posado para fotógrafos maravilhosos, porém nunca havia pensado em reunir em livro esse material. Quando o Augusto me fez a proposta da fotobiografia, concordei com a ideia, entretanto preferi não participar da seleção porque achei que é um projeto com o olhar curatorial dele. Nem as provas eu vi”, afirma a atriz.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.