Os automóveis dos anos cinquenta circulam pelas ruas com calçamento de pedra. No Grande Hotel Budapeste desfilam políticos dos mais renomados, em noites regadas a música e bons quitutes. Mas não são apenas as visitas ilustres de Carmen Miranda e Juscelino Kubitschek que agitam o lugar. Em Águas de São Jacinto, interior de Minas Gerais, perto da Bahia, outros figurões prometem agitar o pacato vilarejo.
Em visita guiada dos autores Duca Rachid e Júlio Fischer à cidade cenográfica da fictícia cidade, montada nos Estúdios Globo, a coluna constatou o trabalho de esmero nos detalhes de onde se passa a nova trama das 6, Amor perfeito, que estreia nesta segunda-feira, 20. O lugar será “famoso por suas águas termais que atraem pessoas de todos os cantos, atrás de seus benefícios”.
Parte das gravações externas são realizadas em três cidades mineiras: Caxambu, Baependi e São Lourenço, que integram o chamado Circuito das Águas. Além da pesquisa histórica, esses lugares auxiliaram a equipe de cenografia a reunir referências arquitetônicas a serem incorporadas nos cenários. Vem de Caxambu, por exemplo, a inspiração para a fonte próxima ao Grande Hotel, em homenagem a São Jacinto. “Criamos uma identidade própria, sem perder de vista as referências do período que estamos tratando na novela. O Parque das Águas de Caxambu foi inspiração e construímos uma fonte que remete às existentes lá para reforçarmos esse elemento água, que está tão presente na dramaturgia”, destaca o arquiteto e cenógrafo Mauro Vicente, responsável pela cenografia. A seguir, algumas imagens dos charmosos e coloridos cenários.
https://www.youtube.com/watch?v=4sMFwO-DqEA
Cidade cenográfica da novela ‘Amor Perfeito’ –
https://www.youtube.com/watch?v=NCqAqSd3yE4