Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Thomas Traumann

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
Continua após publicidade

Pesquisa indica força da chapa Tarcísio e Michelle

Levantamento Genial/Quaest mostrou que governador de São Paulo e ex-primeira-dama têm os maiores potenciais de voto em estados bolsonaristas

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h23 - Publicado em 12 abr 2024, 15h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O principal achado na pesquisa Genial/Quaest é o potencial de votos de Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, estados escolhidos para a sondagem por terem governadores pré-candidatos a presidente. Os números indicam que uma chapa juntando os dois nomes é a opção mais competitiva para enfrentar a reeleição de Lula em 2026.

    Respondendo à pergunta “em quem você poderia votar para presidente?”, Tarcísio tem o maior potencial de votos em São Paulo (49%), à frente do próprio Jair Bolsonaro (38%), e mais de 20% em Minas, Paraná e Goiás. Michelle chega a 41% no Paraná (empatada com o marido, com 50%), tem 39% em Goiás e perto de 30% em São Paulo e Minas. Os outros três pré-candidatos pesquisados —Romeu Zema, Ratinho e Ronaldo Caiado — só se destacam em seus respectivos Estados e são desconhecidos amplamente fora de suas divisas. Três de cada cinco paulistas não sabem quem é o governador de Minas Gerais.

    O segundo principal achado da Genial/Quaest é que o desespero do Palácio do Planalto com a queda de popularidade de Lula é exagerado. O potencial de votos de Lula nos quatros estados é alto: 43% em São Paulo, 47% em Minas Gerais, 43% em Goiás e 39% no Paraná e supera Jair Bolsonaro nos dois primeiros Estados. Parafraseando Mark Twain, a notícia da morte do lulismo foi superestimada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.