Quando a TV teve início nos EUA ela foi classificada pelos estúdios de cinema como ‘um depósito de artistas sem talento’. Com isso, muitos atores famosos na tela grande se recusavam a fazer participações na tela pequena. Mas, com o passar dos anos, e com a incapacidade de conseguir atrair grandes bilheterias, muitos desses artistas migraram para a TV. Tratados como famosos, ganhando salários altíssimos, eles atraíam anunciantes e telespectadores. Com o tempo, os próprios estúdios de cinema passaram a produzir diretamente para a TV com o único objetivo de ganhar dinheiro para investir nas produções cinematográficas.
Na década de 1980 foi traçado o caminho inverso. A TV começou a ‘fabricar’ atores que conseguiam atrair grandes bilheterias. Estrelando séries de sucesso, eles se tornavam produtos interessantes para os estúdios de cinema, que produziam blockbusters e precisavam de nomes famosos capazes de atrair público. Com isso, o salário desses astros na TV dobravam, já que agora eles também eram sucesso na tela grande.
Atualmente os dois meios estão equilibrados. Enquanto nomes famosos no cinema continuam migrando para a TV, especialmente para as produções a cabo, os astros da telinha continuam encontrando trabalho regular no cinema.
Nem por isso os salários deixaram de ser uma disputa entre atores e estúdios/canais. A não ser que seja um grande astro do cinema, a TV aberta ainda é o veículo que paga melhor. Mas também é o que exige mais de seus profissionais.
Com 22 episódios produzidos por temporada, em comparação aos 10 ou 13 da TV a cabo, ou a um filme por ano no cinema (que nem sempre é sucesso), a TV aberta costuma ‘tirar o couro’ dos atores. Em contrapartida, é a que garante uma maior base de fãs, que acompanharão as carreiras desses astros (ao menos enquanto eles estrelarem as séries que o público gosta).
Em comparação aos 400 dólares por episódio que se pagavam aos atros de séries (em média/salário base) na década de 1950 e início dos anos de 1960, os atores das produções exibidas em rede aberta nos EUA podem se considerar milionários. Ao longo dos anos foram acrescentados alguns zeros.
Hoje a revista TV Guide divulgou os salários de alguns dos atores que retornam à telinha para a próxima temporada. Segundo a publicação, a média salarial de um ator principal em uma nova série de TV é de 125 mil dólares em rede aberta e 150 mil dólares para programas a cabo. Este valor é por episódio; assim, é necessário multiplicar pelo número de episódios produzidos para se ter uma ideia do salário por temporada dos atores.
Existem, é claro, as exceções. Atores que já estabeleceram seus nomes no meio negociam seus salários de forma diferenciada. Pela lista da TV Guide, Tim Allen, que retorna com “The Last Man Standing”, e Kiefer Sutherland, que estrela “Touch”, receberão cerca de 225 mil dólares por episódio. Para Sutherland, este é um valor bem menor que os 400 mil dólares (550 mil na última temporada) que ele recebia por episódio de “24 Horas”, série que relançou sua carreira.
O mesmo valor de 225 mil dólares será pago a Ted Danson em “CSI”, substituindo Laurence Fishburne, que deixou o elenco da série na qual recebia cerca de 350 mil dólares por episódio.
Levando em consideração que as duas são séries de sucesso, o valor que será pago a Danson está bem abaixo do que será pago a Ashton Kutcher, que receberá cerca de 700 mil dólares por episódio para substituir Charlie Sheen em “Two and a Half Men”. Este por sua vez, após uma disputa salarial, recebia cerca de 1.25 milhões de dólares antes de ser demitido. É claro que, dependendo da resposta da audiência, o salário de Kutcher poderá ser renegociado, caso a série consiga ser renovada para a décima temporada.
Vale a pena lembrar que no ano passado foi divulgado que Jon Cryer recebia 550 mil dólares para atuar na mesma série. A TV Guide não informa o salário do ator para este ano, mas é possível que tenha permanecido o mesmo.
Produções de longa duração tendem a encarecer, basicamente em função dos salários dos astros e dos produtores, que sempre pedem aumento para continuar no elenco. Algumas produções tentam cortar despesas, baixando os valores pagos aos atores. Mas aí correm o risco de perdê-los, como foi o caso de “House” e “Law & Order: SVU”, que voltarão sem as presenças de Lisa Edelstein e Christopher Meloni.
O ator deixou o elenco de “Law & Order: SVU” depois de se recusar a receber corte salarial. Já sua colega Mariska Hargitay aceitou a redução de salário porque, segundo o Hollywood Reporter, ela receberá 350 mil dólares por episódio este ano, sendo que no ano passado seu salário era de 395 mil dólares. É claro que não sabemos ainda qual será seu tempo de exposição no vídeo, já que dois novos atores estão entrando no elenco da série para formar a nova dupla da produção.
Infelizmente, ao contrário do que foi feito em 2010, este ano a TV Guide não ofereceu uma lista completa dos atores mais bem pagos da televisão. A publicação limitou-se a divulgar apenas alguns nomes e valores. A não ser que a maioria tenha conseguido manter os mesmos salários do ano passado, a revista ficou devendo o resto da lista.
Cliquem na imagem de “Two and a Half Men” para ampliar.