Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Santa Evita’ expõe culto macabro de ícone populista morta há 70 anos

A bizarra história do cadáver de Eva Perón é um lado menos conhecido do mito — e o que melhor escancara a natureza delirante do populismo na América Latina

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 4 jun 2024, 11h22 - Publicado em 23 jul 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VIDA APÓS A MORTE - Perón (Darío Grandinetti) e Evita (Natalia Oreiro): tragédia bizarra -
    VIDA APÓS A MORTE - Perón (Darío Grandinetti) e Evita (Natalia Oreiro): tragédia bizarra - (Star+/.)

    Na tarde chuvosa de 26 de julho de 1952, María Eva Duarte de Perón, primeira-dama da Argentina, mal consegue se levantar da cama. Mesmo diante do pedido da enfermeira para permanecer deitada, ela se ergue e, com dificuldade, vai até a janela do quarto e escuta orações fervorosas vindas da multidão em frente à residência presidencial. A essa altura, porém, ela já estava conformada com seu destino. Horas depois, no mesmo dia, Evita morreu, aos 33 anos, em consequência de um câncer de colo uterino agressivo. O que parecia uma saída de cena na realidade foi só o começo de uma odisseia envolvendo o culto e até o “sequestro” de seu corpo. Essa trama macabra, mas real, é contada em Santa Evita (Argentina, 2022), série original do Star+ que chega ao streaming mundialmente na terça-feira 26, data que marca o septuagésimo aniversário da morte da ex-primeira-dama.

    INCORRUPTÍVEL - Koenig (Ernesto Alterio) e o corpo célebre: périplo póstumo -
    INCORRUPTÍVEL - Koenig (Ernesto Alterio) e o corpo célebre: périplo póstumo – (Star+/.)

    A figura de Eva Perón permanece intacta no imaginário dos argentinos. Ela é um símbolo do populismo inebriante do país na década de 40, quando chegou a ser mais popular que o próprio marido e passou à história local como a “mãe dos descamisados”. O colombiano Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez e um dos diretores da série, sentiu desde o começo das gravações o peso de narrar a vida de um ícone (ou assombração) ainda tão presente no país. “No começo, estava preocupado em ser um estranho explicando Eva Perón aos argentinos”, disse a VEJA. A intérprete de Evita, Natalia Oreiro, que é uruguaia (santa heresia), enfrentou dilema parecido. “Ela é a mulher mais importante de toda a história política argentina e, ouso dizer, do mundo. Mas tive liberdade para encontrar minha própria Eva”, conta.

    Eva Perón

    Há tempos, é fato, Evita extrapolou as fronteiras da Argentina para se converter em elemento da cultura pop, desde o clássico musical britânico de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, atualmente com uma montagem ao ar livre em São Paulo, até filmes como o protagonizado por Madonna em 1996. A bizarra história do cadáver de Eva Perón é um lado menos conhecido do mito — ainda que talvez seja aquele que melhor escancara a natureza delirante do populismo na América Latina. Baseada no livro homônimo de 1995 em que o escritor argentino Tomás Eloy Martínez (1934-2010) faz um primoroso resumo do fenômeno, a série caminha entre ficção e realidade para imaginar o que teria acontecido após o corpo de Evita ter sido roubado por militares, na esteira da deposição de Juan Domingo Perón (1895-1974), seu marido e presidente, por um golpe militar em 1955.

    ÍDOLO POP - Eva e o marido, Perón, no auge da popularidade: a “mãe dos descamisados” era o maior trunfo do ditador -
    ÍDOLO POP - Eva e Perón no auge da popularidade: a “mãe dos descamisados” era o maior trunfo do marido – (AP/Image Plus)

    Com a morte da esposa, Perón decidiu embalsamá-la. O corpo foi preparado pelo anatomista espanhol Pedro Ara — que a tornou, como ele mesmo dizia, “incorruptível”. Os restos de Evita foram então transferidos para a sede sindical dos peronistas no país, e ficariam lá até que um mausoléu maior que a Estátua da Liberdade fosse construído para abrigá-los.

    ADAPTAÇÃO - O diretor García (à esq.) no set: superprodução com DNA literário -
    ADAPTAÇÃO - O diretor García (à esq.) no set: superprodução com DNA literário – (Star+/.)

    Evita: The Life of Eva Perón

    Só que o projeto nunca saiu do papel. Ao ser derrubado, em 1955, Perón foi para o exílio em Madri, na Espanha. O general que assumiu as rédeas da Argentina, Pedro Eugênio Aramburu, temia que a múmia virasse símbolo de resistência e mandou enterrá-­la longe dos olhos do povo. Só não contava com a desobediência do coronel Carlos Eugenio de Moori Koenig, responsável pelo sequestro do corpo. A obsessão de Koening por Evita atingiu níveis surreais. Ele perambulou com a defunta por Buenos Aires, escondeu-a no cinema Rialto e, depois, no sótão da casa de um amigo. A parada final foi o escritório da Inteligência do Exército. Comentava-se entre fardados que Koenig desenvolvera uma paixão necrófila por Evita.

    Por onde a múmia passava, os peronistas deixavam flores para mostrar que sabiam o paradeiro de sua santa. Com a tensão crescente, Aramburu pediu a outro militar para dar fim ao corpo. Teve ajuda da Igreja Católica a fim de despachá-lo para a Itália, onde seria enterrado com nome falso em 1957. Em 1971, após o assassinato de Aramburu, o cadáver acabou devolvido a Perón, em Madri. Três anos depois, com a morte do político, foi levado de volta à Argentina por Isabelita Perón, terceira esposa do caudilho e então presidente. Evita foi enterrada junto com o marido na residência presidencial de Olivos. Em 1976, mais um lance da novela lúgubre: ao derrubar Isabelita, os militares devolveram o corpo de Evita às suas irmãs, que a sepultaram no Cemitério da Recoleta. Lá ela jaz hoje a 6 metros de profundidade — mas ainda vivíssima.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA de 27 de julho de 2022, edição nº 2799

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Protagonista de The Rookie, Nathan Fillion fala da vida de galã após os 50Protagonista de The Rookie, Nathan Fillion fala da vida de galã após os 50
    Eva Perón
    Protagonista de The Rookie, Nathan Fillion fala da vida de galã após os 50Protagonista de The Rookie, Nathan Fillion fala da vida de galã após os 50
    Evita: The Life of Eva Perón
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.