Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Ripley’: o maior dos golpistas ganha versão noir irresistível na Netflix

Andrew Scott estrela na pele do falsário disposto a tudo para viver no luxo — inclusive matar

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2024, 17h03 - Publicado em 5 abr 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Falsificador engenhoso, Tom Ripley ganha a vida aplicando golpes em Nova York, até o dia em que sua sorte muda repentinamente: um milionário o contrata para trazer de volta seu único filho, que desfruta de uma rotina luxuosa e ociosa na Itália. Com tudo pago, o malandro viaja até Atrani, ao sul de Nápoles, e descobre que o estilo de vida de Dickie Greenleaf é tão invejável que ele não descansa até conseguir se apoderar de tamanha riqueza — monetária e espiritual. Baseada no suspense O Talentoso Ripley, da americana Patricia Highsmith (1921-1995), Ripley — série que acaba de chegar à Netflix — traz uma nova versão do golpista carismático. A história já fora adaptada duas vezes no cinema, primeiramente no filme francês O Sol por Testemunha (1960), com Alain Delon, e depois em O Talentoso Ripley (1999), com Matt Damon, que fez barulho à época de seu lançamento, com cinco indicações ao Oscar.

    O talentoso Ripley – Patricia Highsmith

    Inventando Anna – Rachel DeLoache Williams

    Numa era em que golpistas ganharam inusitado (mas compreensível) apelo pop, impulsionando sucessos como a série Inventando Anna e o longa Saltburn, nunca é demais voltar ao tipo criado por Highsmith. Ripley é o padrão-ouro desses personagens, não só por ser um trambiqueiro notável — ele é, sobretudo, uma figura elusiva que ambiciona roubar algo mais que os bens materiais de suas vítimas: nada menos do que sua própria essência. Na série, Andrew Scott confere a Ripley uma face imperscrutável e perfeita. Johnny Flynn e Dakota Fanning imprimem versões mais desconfiadas do playboy Dickie e de sua namorada, Marge, facilitando a simpatia por Tom, que se aproxima aos poucos para conquistar a confiança do ricaço até o clímax macabro em alto-mar. “Marge não confia em Tom, mas não sabe explicar o motivo. Essa história explora interações humanas profundas”, disse Dakota Fanning a VEJA.

    Ripley subterrâneo – Patricia Highsmith

    Continua após a publicidade

    Dirigida e roteirizada por Steven Zaillian, que também conduziu a série The Night Of (HBO) e escreveu O Irlandês, de Martin Scorsese, Ripley tem outro charme além de seu protagonista: a estética noir calcada num preto e branco hiper-realista. Nesse cenário, a série celebra sem medo os itens analógicos que moviam as tramas de suspense — e o mundo — no passado. Ripley falsifica cartas, cheques e documentos, além de usar máquina de escrever. Com a tecnologia disponível nos dias atuais, seria impossível aplicar seus golpes. Mas o retrato do parasita que despreza a futilidade da elite e abomina a própria miséria ainda dialoga com pessoas da vida real. “Todos nós já conhecemos alguém como o Tom, que sabe esconder quem realmente é”, diz Scott. A armadilha está aí, cai quem quer.

    Publicado em VEJA de 5 de abril de 2024, edição nº 2887

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.