Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

O dia em que Silvio Santos enrolou um sequestrador — e saiu ileso

A história do sequestro do empresário e de sua filha, Patrícia Abravanel, virou filme com Rodrigo Faro no papel principal

Por Da Redação 17 ago 2024, 10h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Brasil enfrentou uma onda sem precedentes de sequestro de pessoas famosas. Então conhecido por distribuir notas de dinheiro em seu programa matinal, o empresário e dono do SBT, Silvio Santos, se tornou alvo de criminosos.

    Em agosto de 2001, Fernando Dutra Pinto, de 22 anos, e outros cinco comparsas, invadiram a mansão do empresário, em São Paulo, onde ele morava com o pai, a mãe e três irmãs, levando Patrícia Abravanel, à época com 23 anos, como refém. Após uma semana em poder dos sequestradores, Patrícia foi libertada do cativeiro, que ficava a 10 quilômetros de sua casa, após um pagamento de 500.000 reais.

    Menos de 24 horas depois da liberação, a polícia prendeu dois bandidos: Marcelo Batista Santos, então com 27 anos, e Esdras Dutra Pinto, com 19. Já Fernando Dutra Pinto, irmão de Esdras, e uma namorada, conhecida como Jenifer, continuavam foragidos e, supostamente, com o dinheiro do resgate. Fernando foi localizado em Alphaville e matou dois policiais. 

    No dia 30 de agosto, uma nova surpresa. Fernando invadiu novamente a casa de Silvio Santos. O empresário conseguiu enganar o bandido enquanto a mulher, filha e funcionários deixaram a casa, ficando apenas Silvio e Fernando no local. A polícia cercou o endereço, e o bandido exigiu a presença do governador, Geraldo Alckmin, para liberar Silvio e, enfim, se render.

    Fernando disse estar com medo de ser morto. Ao todo, Silvio permaneceu quase oito horas em poder do criminoso. Em 2 de janeiro de 2002, Fernando morreu enquanto estava preso, vítima de uma parada cardíaca provocada por uma infecção generalizada decorrente de um ferimento não tratado nas costas. Toda a ação foi tão cinematográfica que a história do sequestro e o seu desfecho, de fato, viraram filme: a produção Silvio, com Rodrigo Faro na pele do empresário, estreia em 12 de setembro de 2024.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.