Uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira, Hebe Camargo morreu em 2012 após uma parada cardíaca, mas será sempre lembrada pelos selinhos distribuídos, o cabelo loiro empinado, os trajes extravagantes e a personalidade inconfundível. Fãs mais fervorosos, entretanto, podem dar um passo a mais e comprar um dos pertences da figura no leilão de seu acervo artístico, que ocorre às 20h de 4 de março, segunda-feira. Composto por 90 obras colecionadas por Hebe em vida, o catálogo conta com pinturas e esculturas feitas por artistas brasileiros, e vão de representações da capital paulista até gravuras e natureza morta.
Dentre os 50 artistas colecionados por Hebe, destaca-se o comediante Chico Anysio, criador da Escolinha do Professor Raimundo. A apresentadora era dona de três quadros de sua autoria, todos paisagens naturais em óleo sobre tela, cujos lances iniciais vão de 1.500 a 2.500 reais. Os exemplares mais caros do leilão são de autoria do pintor paulistano Carlos Araújo, mais conhecido pelos trabalhos de temática metafísica e sacra, e partem da bagatela de 100.000 reais. A curadoria ainda destaca duas paisagens paulistas de Gregório Gruber e uma estátua de Alfredo Ceschiatti como diferenciais entre os lotes.
Juntas, as obras chegam ao valor mínimo de 627.000l reais e, segundo o leiloeiro James Lisboa, oferecem a “grande oportunidade para ter em sua coleção de arte uma obra de um artista importante e com uma história icônica”. No texto que acompanha a venda, ele ainda ressalta que “autenticidade é a palavra-chave que melhor descreve Hebe Camargo” e destaca as conquistas da figura, responsável por comandar o primeiro programa feminino da televisão nacional e encabeçar o programa Hebe por 40 anos em três emissoras diferentes. As obras serão expostas na casa de leilões James Lisboa de 26 de fevereiro a 2 de março.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial