Como na primeira versão, Madeleine (Karine Teles) morreu também no remake de Pantanal. Nas cenas da novela exibidas no sábado, 21, a personagem embarca em um avião sem volta na tentativa de se acertar com José Leôncio (Marcos Palmeira), após ter descoberto a traição de Irma (Camila Morgado) com seu marido. Autor da adaptação, Bruno Luperi decidiu seguir à risca o roteiro do avô Benedito Ruy Barbosa, escritor do original, o que é uma pena. A saída da personagem insuportável e da atriz da história é uma grande perda para o enredo e para o elenco.
Na Pantanal da extinta TV Manchete, de 1990, Madeleine era interpretada por Ítala Nandi, que havia pedido para deixar o papel para rodar um filme que conflitaria com a agenda de gravações do folhetim. A solução encontrada por Barbosa foi matar a personagem, que também subiu em uma aeronave que caía em um lago de piranhas. O destino da mimada na Globo foi o mesmo.
Luperi poderia ter reescrito a história da filha de Mariana (Selma Egrei), mas preferiu ser fiel ao roteiro original. É inegável notar que a patricinha teria muito mais a acrescentar ao enredo viva do que morta. Poderíamos ver um embate entre Madeleine, Irma e José Leôncio — e até mesmo com Filó (Dira Paes); seria interessante uma possível redenção da blogueira reconhecendo os erros e pedindo desculpas; talvez um envolvimento da personagem com algum peão do Pantanal — para deixar o protagonista maluco de ciúme; perdemos ainda a chance de ver Juma (Alanis Guillen) ensinando a mãe de Jove (Jesuíta Barbosa) a se transformar em onça também. Diversas possibilidades que não serão concretizadas.
Versátil, Karine Teles é uma das atrizes mais interessantes dessa geração. Prova disso foi sua habilidade para interpretar uma ricaça completamente alheia à desigualdade social em Que Horas Ela Volta?, até uma mulher em situação de rua em Manhãs de Setembro (Amazon Prime Video). Em Pantanal, a atriz encarnou a personagem mais deliciosamente insuportável da história. Era fácil amar e odiar Madeleine graças ao trabalho de Karine, que incorporou como poucas a mistura da loira bonita e sem noção que adora um chilique.
Antes de ir atrás de José Leôncio, a influenciadora finalmente viu sua irmã admitir a paixão reprimida pelo fazendeiro e que os dois dormiram juntos pelas costas dela. A cena da novela feita sob medida para as redes sociais, obviamente, viralizou, como uma das mais dramáticas até o momento. Com a revelação, Karine e Camila entregaram um dos maiores embates esperados pelos telespectadores, tipo de confronto necessário para uma boa novela. Madeleine fará falta. Que descanse em paz.