Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Com choro e superação, Huck impõe sua cara ao domingão da Globo

Videocassetadas e tom descontraído do domingo foram substituídos por quadros sentimentais e assistencialistas, mas público não abandonou o apresentador

Por Amanda Capuano Atualizado em 27 set 2021, 14h48 - Publicado em 27 set 2021, 14h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando Faustão deixou a Globo, depois de mais de trinta anos no comando dos domingos da emissora, duvidou-se que outra pessoa conseguisse sustentar bons índices no domingo. Luciano Huck, porém, parece estar dando conta do recado. Nos três primeiros finais de semana de exibição, o Domingão com Huck anotou uma média de 18 pontos de audiência em São Paulo, e 20 no Rio de Janeiro. O resultado paulista significa um acréscimo de 1 ponto em relação à média das quatro semanas anteriores à estreia do novo programa, quando Tiago Leifert, que deixará a emissora em dezembro, ainda conduzia a atração. Do lado carioca, a elevação foi de 2 pontos, resultado que mantém a Globo absoluta na liderança dominical. Nessa semana, a média caiu para 16 pontos segundo dados da Kantar Ibope Media, a pior desde a estreia da atração – mas o tropeço não abala a liderança na faixa, e pode indicar uma estabilização positiva, passado o furor com a substituição.

    Sem tentar emular o estilo de Fausto Silva, Huck praticamente transportou seu Caldeirão para os domingos, levando consigo os seus já tradicionais quadros sentimentalistas, que agora ditam o novo tom do programa. Herança de Fausto Silva, o Show dos Famosos quebra o clima sério com celebridades imitando seus companheiros de fama. Fiuk, nessa semana, foi flagrado na pele de Raul Seixas, entoando o clássico Metamorfose Ambulante todo trajado de Raul. A drag queen Gloria Groove também participou da atração, imitando a americana Fergie. Para além disso, no lugar do tom descontraído embalado por videocassetadas e piadas canastronas de Faustão, a atração foi tomada por histórias de superação com uma pitada social – uma fórmula que põe em xeque a noção de que o domingo é o dia do escapismo por excelência na TV aberta. E não é que vem dando certo?

    Nessa semana, por exemplo, Juliette Freire, vencedora do BBB 21, compareceu à atração para o quadro Visitando o Passado, no qual derramou copiosas lágrimas ao se deparar com a remontagem da casa onde cresceu, na Paraíba. No finado Caldeirão – hoje muito mais descontraído com o desinibido Marcos Mion, que cumpre a função de alívio cômico do final de semana – celebridades como Iza, Xuxa Meneghel e Pabllo Vittar tiveram o passado rememorado pelo apresentador no mesmo quadro. Quem Quer ser um Milionário? também passou para o domingo, e a saga dos participantes com histórias de superação tentando chegar à pergunta do milhão continua a todo vapor, geralmente usadas de pretexto para se tocar em alguma causa, como falta de apoio à ciência, racismo ou desigualdade social.

    Nas redes sociais, parte dos usuários brinca que agora, além de sofrer pela iminência da segunda-feira, o brasileiro ainda precisa se compadecer com as histórias sofridas transmitidas por Huck em pleno fim de domingo – mas isso, apesar de desagradar a internet (que pende mais para o streaming do que para a TV aberta), parece ser um trunfo com a “turma do sofá” que se mantém fiel ao apresentador. A Globo, afinal, conhece o público que tem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.