Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Manuela aponta queda de Bolsonaro após escândalo do WhatsApp

Suspensão de contas que faziam envios em massa diminuiu circulação de fake news, segundo candidata

Por Paula Sperb
Atualizado em 28 out 2018, 10h32 - Publicado em 28 out 2018, 10h05

A candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT), a gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB), disse na manhã deste domingo, 28, que a queda na vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas eleitorais se deve à revelação de um esquema que financiou, sem prestação de contas, o disparo em massa de mensagens pelo WhatsApp contendo fake news (notícias falsas).

A diferença entre Bolsonaro e Haddad, tanto no Ibope como no Datafolha, caiu para 8%. O caso dos disparos das mensagens com financiamento sem prestação de contas é investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi denunciado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Manuela votou em Porto Alegre, no colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis, acompanhada de sua mãe e por lideranças políticas locais. Ela foi recebida por um grupo de militantes que cantava “Manu no Jaburu (palácio do vice-presidente)”. Manuela estava acompanhada de agentes da Polícia Federal (PF), e a Brigada Militar (a PM gaúcha) fazia a segurança do local.

“O que a gente nota depois da identificação de caixa 2 digital do nosso adversário? Que o nosso adversário começa a cair nas pesquisas, porque é um homem covarde, que se ausentou dos debates”, disse Manuela, que também defendeu uma “imprensa livre”. Bolsonaro tem atacado veículos de comunicação, e sua militância persegue jornalistas com ataques virtuais organizados.

“Por sorte, a imprensa identificou e descobriu esse esquema que, aparentemente, foi barrado. Nosso adversário teve que começar a falar. Quando falou, mostrou exatamente ao povo quem é: um homem que promove o ódio, a intolerância, que bate continência para a bandeira americana e que não respeita o povo brasileiro. Por isso, nós venceremos no dia de hoje”, afirmou a candidata.

Continua após a publicidade

Após votar, Manuela irá se reunir com a família. Ela é casada com o música Duca Leindecker, tem uma filha e um enteado. Após o almoço, a candidata irá a São Paulo com um voo fretado para acompanhar a apuração com Fernando Haddad.

Na véspera da votação, Manuela participou de um ato que reuniu milhares de simpatizantes no bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.