Estava fazendo uma entrevista. Voltei. Adiante.
A ONG WWF divulgou um comunicado mentiroso, apelando a certa chantagem, sobre a proposta de Aldo Rebelo (PC do B) para o novo Código Florestal. Segundo a entidade, o texto foi feito “ignorando o aconselhamento dos cientistas”. Huuummm… Entidades de cientistas decidiram silenciar durante toda a fase de negociação e resolveram se pronunciar apenas na reta final, pedindo mais dois anos de debates. Sindicatos de cientistas não implicam necessariamente amor pela ciência…
Diz a WWF que o texto ignora as necessidades da agricultura familiar. É escandalosamente falso. Quem está tentando ferrar os pequenos proprietários são as ONGs e o governo ao tentar lhes impor reflorestamento. Espertamente, querem excluir da exigência a turma da agricultura familiar apenas como tributo que o vício paga à virtude.
A entidade observa que o código é debatido no momento em que o Brasil se prepara para sediar a Olimpíada e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. É chantagem. Corresponde a dizer: “Se vocês aprovarem isso aí, vamos difamar vocês”.