Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Irã vai hoje às urnas sob olhar do Ocidente

Por Raul Juste Lores, na Folha O Irã vai hoje às urnas em eleições que o Ocidente acompanha com atenção na expectativa de que uma derrota do presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad impulsione a política de reabertura diplomática do governo Barack Obama, que até aqui encontrou pouco eco vindo de Teerã. Segundo vários analistas ouvidos pela […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 22h20 - Publicado em 12 jun 2009, 07h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Raul Juste Lores, na Folha
    O Irã vai hoje às urnas em eleições que o Ocidente acompanha com atenção na expectativa de que uma derrota do presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad impulsione a política de reabertura diplomática do governo Barack Obama, que até aqui encontrou pouco eco vindo de Teerã.
    Segundo vários analistas ouvidos pela Folha, o candidato reformista Mir Hossein Mousavi, 67, é o favorito para vencer hoje o primeiro turno das eleições iranianas -se nenhum candidato superar 50% dos votos haverá segundo turno na sexta que vem. Além de Mousavi e Ahmadinejad, há outros dois candidatos (veja quadro).
    À falta de pesquisas confiáveis, os especialistas falam da enorme campanha popular -nas ruas e na internet – a favor de Mousavi e dos efeitos combinados de inflação, alta no desemprego e desaceleração econômica por conta da queda dos preços de petróleo.
    Mas a maior ameaça ao favoritismo de Ahmadinejad, que era tido como praticamente reeleito até o mês passado -desde a fundação da República Islâmica do Irã, em 1979, todos os presidentes se reelegeram-, é a divisão na liderança religiosa do país.
    Conservadores e reformistas se atacaram como nunca antes, e sobraram cobranças para que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país, intervenha.
    Ontem, quando qualquer ato de campanha foi proibido no chamado dia de reflexão, abundavam boatos em Teerã sobre consultas a Khamenei, que controla as Forças Armadas, a mídia estatal e o Poder Judiciário e que está acima do presidente na hierarquia nacional.
    Falava-se de uma longa reunião de última hora com Khamenei do ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani (1989-1997) -desafeto de Ahmadinejad depois de ser acusado por este de “ter se enriquecido com a política”.
    Também se fala muito que Ahmadinejad tentou uma última reunião, sem sucesso, com Khamenei. Apesar da excitação eleitoral que toma conta do país, pouca gente acredita que o resultado das urnas será mesmo respeitado se não tiver a aprovação do líder supremo. Aqui

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.