Um dos vencedores do prêmio Nobel de Economia do ano passado, David Card, estará no Brasil neste mês. Na próxima terça-feira, dia 20, o economista vai palestrar no Insper, em São Paulo, junto com a professora de economia de Yale Pinelopi Goldberg sobre as instituições do mercado de trabalho e a informalidade na América Latina. A iniciativa é coordenada por Sérgio Firpo, economista e professor titular do instituto.
“As economias latino-americanas vêm há anos apresentando baixo crescimento e estagnação da produtividade, aliados aos altos níveis de desigualdade de renda”, analisa Firpo. “O nosso propósito é fomentar o debate de qualidade com os pesquisadores mais respeitados do segmento para analisarmos o passado, buscando onde os erros se estabeleceram, para construir um novo futuro para a região”, complementa.
O encontro de economistas também contará com a presença do ex-presidente do Banco Central e atual diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Ilan Goldfajn, o integrante do Programa de Economia e Desenvolvimento Global da Brookings Institution, Santiago Levy, e o pesquisador do Centro de Política Energética Global da Escola de Relações Internacionais e Públicas da Universidade Columbia e ex-ministro de finanças e crédito público da Colômbia, Mauricio Cárdenas.
Ao longo do dia 20, o auditório do Insper em São Paulo vai receber duas conferências e uma mesa redonda, das 10h às 19h30.