Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TSE diz às Forças Armadas que não há ‘sala escura de apuração’ na eleição

Chefe do TSE, ministro Edson Fachin, rebateu as dúvidas levantadas por militares na comissão de transparência do processo eleitoral

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2022, 17h15 - Publicado em 9 Maio 2022, 16h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O TSE divulgou nesta segunda as respostas que deu às Forças Armadas para os questionamentos feitos por seus representantes sobre o processo eleitoral brasileiro.

    Segundo o tribunal, o indicado dos militares na chamada Comissão de Transparência das Eleições levantou dúvidas quanto ao nível de confiança do teste de integridade das urnas eletrônicas, quanto ao processo de seleção das urnas para serem testadas, quanto aos trabalhos de totalização dos votos e também quanto à fiscalização e auditoria dos equipamentos utilizados no pleito.

    Em ofício encaminhado à comissão pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, o órgão reforça a segurança do sistema de votação adotado no Brasil e diz que não há nenhuma parte do processo que seja secreta. “Não há, pois, com o devido respeito, ‘sala escura’ de apuração. Os votos digitados na urna eletrônica são votos automaticamente computados e podem ser contabilizados em qualquer lugar, inclusive, em todos os pontos do Brasil”, afirma Fachin.

    A minuta diz ainda que “nunca foi constatada qualquer irregularidade” nos testes de integridade das urnas e que a totalização dos votos é feita em conjunto com os TREs nos estados. Explica também que as entidades que queiram fazer suas totalizações independentes podem consultar os boletins de urna que são impressos ao final da votação e ficam expostos nas zonas eleitorais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.