Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Suplente no Senado, mãe de JHC tem um plano para a eleição em Maceió

Dra. Eudócia fala a parlamentares sobre a possibilidade de assumir o mandato de Rodrigo Cunha este ano, mas esbarra em acordo do filho com Arthur Lira

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h28 - Publicado em 11 mar 2024, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dra. Eudócia (de vestido azul) em cerimônia de posse no Senado em maio de 2022, observada por seu filho e hoje prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (à dir.), o JHC
    Dra. Eudócia (de vestido azul) em cerimônia de posse no Senado em maio de 2022, observada por seu filho e hoje prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (à dir.), o JHC (Waldemir Barreto/Agência Senado)

    Dra. Eudócia, primeira suplente do senador Rodrigo Cunha (Podemos) e mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, andou falando a alguns parlamentares sobre seus planos para as eleições municipais de 2024 e as gerais de 2026.

    A princípio, JHC tem um acordo com Arthur Lira (PP) para o presidente da Câmara indicar a vice em sua chapa à reeleição. Um dos nomes cotados é o do secretário municipal de Relações Federativas da capital alagoana, Davi Davino Filho (PP).

    Esse acordo estipula que, se reeleito, JHC deixaria a prefeitura em abril de 2026 para concorrer ao governo estadual e Lira disputaria uma das duas vagas ao Senado em sua chapa.

    Em conversas recentes no Congresso, contudo, Dra. Eudócia desenhou um arranjo diferente.

    Quem ouviu a suplente diz que o plano seria Rodrigo Cunha tirar licença do Senado para ser candidato a vice-prefeito e Dra. Eudócia assumir a titularidade do mandato – sempre contando com a reeleição do atual prefeito de Maceió, apontado como favorito até por adversários.

    Continua após a publicidade

    Ainda de acordo com o xadrez político que Dra. Eudócia explicou, JHC lançaria em 2026 uma candidatura ao Senado, onde sua mãe estaria guardando uma cadeira, e não ao governo de Alagoas. Rodrigo Cunha sentaria, então, na cadeira de prefeito da capital do estado.

    De acordo com políticos alagoanos, o receio de JHC e Dra. Eudócia é que, enquanto há favoritismo na reeleição à prefeitura, o cenário se inverte na disputa do governo de Alagoas daqui a dois anos contra o MDB dos Calheiros – partido do atual mandatário estadual, Paulo Dantas.

    “Só” falta combinar com Arthur Lira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.