A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) fez um alerta sobre a volta do sarampo no Brasil ao defender a aprovação do PL 826/2019, que estabelece um Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas.
“Entrei num voo para Brasília e havia um aviso da aeromoça sobre sintomas de sarampo – febre, dor de garganta, manchas vermelhas pelo corpo -, algo que seria inimaginável há pouco tempo. Nos últimos anos, a partir de teorias estapafúrdias, sem lógica científica, tem havido uma diminuição gravíssima da cobertura vacinal, colocando em risco a vida e a saúde da população”, afirma a parlamentar, que também é médica.
Ela afirmou que, antes da vacina, o sarampo matava mais de 2 milhões de pessoas por ano em todo mundo e chegou a ser uma epidemia no Brasil no fim da década de 1960. A vacinação eliminou a doença não apenas no país, mas em todo o continente americano, como reconheceu a Organização Pan-Americana de Saúde, em 2016.
“É fundamental defender as políticas de vacinação não apenas contra o sarampo, mas contra outras doenças para as quais a ciência já desenvolveu imunizantes”, complementou Zenaide.