Senador quer que hospitais universitários ofereçam ‘Cannabis’ medicinal
Veneziano Vital do Rêgo faz sugestão formal ao governo Lula para viabilizar a oferta gratuita do tratamento à base de 'Cannabis'
O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), fez uma sugestão formal para o governo Lula viabilizar o uso medicinal de derivados da Cannabis em hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os medicamentos à base de Cannabis seriam oferecidos em ambulatórios ou serviços especializados, que também trabalhariam na pesquisa clínica sobre esse tipo de tratamento, segundo o emedebista.
“O uso medicinal de derivados da Cannabis já é uma realidade que tem trazido bons resultados no tratamento de doenças e condições como Parkinson, epilepsia e autismo (…), e também no manejo de pacientes sem alternativas terapêuticas e em situações clínicas irreversíveis ou terminais”, escreve Veneziano na justificativa da indicação enviada ao Executivo.
Para o vice do Senado, “é mais do que urgente que o Brasil solucione a questão da legalidade do uso medicinal de derivados da Cannabis e também que o SUS incorpore o tratamento com tais produtos e os ofereça a seus usuários”.