Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sem informação, ação da PF contra Abin gera paranoia em Brasília

Autoridades começaram a tentar descobrir, por conta própria, se foram vítimas da ação ilegal de arapongas na gestão de Jair Bolsonaro

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h24 - Publicado em 24 out 2023, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A investigação da Polícia Federal sobre o suposto monitoramento em massa, pela Abin, de autoridades, jornalistas, advogados e adversários políticos de Jair Bolsonaro provocou uma espécie de paranoia em Brasília.

    Enquanto a decisão do ministro Alexandre de Moraes e o relatório das investigações da PF seguem em sigilo, autoridades começaram, por conta própria, a analisar fatos passados para identificar sinais de que foram vítimas da operação aloprada que utilizava um programa israelense para identificar a localização de alvos a partir do celular.

    Tem gente torcendo para ter sido monitorada, já que isso virou “status” de relevância nesses tempos estranhos. Veja o que diz um importante ministro de Brasília, em tom de galhofa: “Espero ter sido (alvo). Se não fui, vou começar a me achar irrelevante”.

    Em diferentes momentos da gestão Bolsonaro, o Planalto usou informações sobre reuniões de adversários, em Brasília, para criar narrativas de conspiração contra o governo. Alguns desses fatos, ocorridos ainda na gestão de Rodrigo Maia na Câmara, por exemplo, intrigam as autoridades até hoje.

    Continua após a publicidade

    Afinal, as reuniões eram sigilosas, mas acabavam chegando ao conhecimento do Planalto. As suspeitas, antes, eram de que o vazamento se daria por parte dos próprios participantes dessas conversas: parlamentares e ministros de tribunais superiores. Agora, algumas autoridades tentam descobrir se foram vítimas do monitoramento da Abin.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.