São Carlos S.A. vende meio bilhão de reais em ativos de varejo para fundo
Portfólio com 25 centros de conveniência e cinco lojas de rua tem área bruta locável de quase 70 mil metros quadrados
A São Carlos Empreendimentos e Participações S.A. fechou a venda de 486,5 milhões de reais em ativos de varejo para um fundo de investimento imobiliário (FII) que está em processo de constituição.
O portfólio é composto de 25 centros de conveniência e cinco lojas de rua. No total, os imóveis têm área bruta locável (ABL) de 68.967 metros quadrados.
A liquidação financeira da transação será realizada em três parcelas, divididas em 52,8% na assinatura da escritura de compra e venda, 28,3% em até 12 meses e 18,9% em até 24 meses, todas corrigidas pelo IPCA.
A operação inclui a retenção de 5,6% do valor da transação na primeira parcela para renda mínima garantida ao fundo comprador.
O CEO da São Carlos, Gustavo Machado Mascarenhas, afirmou que a transação está em linha com a estratégia da holding “de maximizar valor para os acionistas através de um modelo de operação imobiliária asset light”.
De acordo com o executivo, esse modelo “proporciona maior flexibilidade e permite à companhia alocar recursos de forma mais eficiente, otimizando a gestão de portfólio e ampliando as oportunidades no setor imobiliário”.
Depois que a venda dos 30 ativos de varejo for concluída, o portfólio consolidado da São Carlos passará a ter 58 imóveis com área bruta locável própria de 319.200 metros quadrados e valor de mercado de 3,4 bilhões de reais.