Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Resistência do governo Lula e Renan afastado deixam CPI na geladeira

Proposta por Calheiros, comissão visa investigar responsabilidade da Braskem no afundamento do solo de cinco bairros de Maceió

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 19h50 - Publicado em 27 nov 2023, 06h01

Um mês depois de ser instituída por Rodrigo Pacheco, a CPI da Braskem ainda aguarda instalação. A comissão foi proposta por Renan Calheiros e seu requerimento teve outras 44 assinaturas, mas até agora apenas o MDB fez suas indicações para o colegiado, que terá 11 titulares e sete suplentes: o próprio Renan e Fernando Farias, ambos de Alagoas.

No Senado, a inércia é atribuída à resistência da base de Lula. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner, e o líder do PSD, Otto Alencar, ambos da Bahia, são contra a iniciativa por acreditarem que as investigações poderiam afetar a empreiteira baiana Novonor (antiga Odebrecht), uma das controladoras da Braskem.

Além disso, Renan, o autor do pedido de abertura da comissão, está fora de combate desde o último dia 10, quando passou por uma cirurgia para corrigir um descolamento de retina, que vai deixá-lo no estaleiro por um mês.

O objetivo da CPI é investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da Braskem em decorrência “do maior acidente ambiental urbano já constatado no país”, em 2018. Por causa da exploração do sal-gema pela mineradora, cinco bairros de Maceió sofreram afundamento de solo, o que prejudicou mais de 200.000 pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.