Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Relator vota para admitir processo contra Zambelli no Conselho de Ética

O colegiado ainda irá votar o relatório apresentado por João Leão (PP-BA) nesta quarta

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 23h04 - Publicado em 2 ago 2023, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A deputada federal, Carla Zambelli -
    A deputada federal Carla Zambelli  (Billy Boss/Câmara dos Deputados)

    No dia em que foi alvo de operação da PF, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sofreu outro revés na Câmara. Relator de um processo contra ela no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o deputado João Leão (PP-BA) apresentou nesta quarta um parecer preliminar pela admissibilidade da representação, apresentada pelo PSB.

    O partido acusou a deputada de quebra de decoro parlamentar por ter xingado e constrangido o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), durante audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em 11 de abril. Na ocasião, ela disse para ele ir “tomar no cu”.

    O relatório não foi votado pelo colegiado porque o deputado Domingos Sávio (PL-MG) pediu vista. O presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União-BA), concedeu o prazo de dois dias úteis. João Leão defendeu que o conselho seja rigoroso com qualquer parlamentar que não venha cumprir a ética e o decoro.

    Em discurso de defesa durante a reunião, Carla admitiu ter feito o xingamento, mas não contra o deputado Duarte Jr. “A audiência (com o ministro Flávio Dino) estava barulhenta. Existe um vídeo de mim falando a palavra que não vou repetir aqui, mas eu não mandei a pessoa para aquele lugar”, afirmou a deputada, que disse ter sido ofendida na ocasião pelo colega e por outros parlamentares.

    Continua após a publicidade

    “Eu não deveria ter feito, porque uma mulher não deveria ficar xingando desta forma, apesar de ter sido criada por família italiana e, sabe como é que, as nonnas (avó, em italiano) gostam de falar um palavrão”, complementou.

    O relator sugeriu que Carla Zambelli fizesse pedido de desculpas formal à Casa e ao deputado Duarte Jr., o que ela se comprometeu a fazer, no plenário.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.