‘Quando você é famoso e vai preso, aparecem 30 advogados’, diz Lula
Durante discurso em cerimônia no Planalto, o presidente disse que as cadeias do Brasil hoje estão "cheias de gente inocente"
O presidente Lula discursou nesta quarta-feira durante cerimônia de lançamento do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci II, e de entrega de viaturas para Delegacias Especiais da Mulher e para Patrulhas Maria da Penha, no Palácio do Planalto.
Durante seu pronunciamento, ele fez um comentário sobre o estado da população carcerária no Brasil e disse que aparecem 30 advogados quando famosos vão presos, enquanto pobres, negros e moradores da periferia ficam um ano presos, sem direito a defesa.
“Esses dias, eu estava conversando com o ministro Silvio Almeida [Direitos Humanos e da Cidadania], e eu falei: Silvio, se você pegar a Defensoria Pública e juntar alguns advogados e vocês começarem a visitar todas as delegacias brasileiras para a gente ver quanta gente que está presa sem nunca ter sido ouvida por um advogado, sem nunca ter sido visitada por um juiz. Ou seja, as pessoas são presas e são confinadas”, declarou Lula.
“Quando você é famoso e você vai preso, aparecem 30 advogados. Você nem pede e aparecem. Agora, quando você é pobre, negro e mora na periferia, você vai ficar um ano na cadeia. Se a família não for tinhosa, não for briguenta, não tiver gritando todo o dia, não vai receber nenhum advogado para fazer a sua defesa”, complementou o presidente.
O petista disse ainda que quer mudar essa prática, “porque nós queremos que a cadeia esteja cheia de pessoas que cometeram crime, mas não queremos que a cadeia esteja cheia de gente inocente, como nós temos hoje no país”.