Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Preterido do cargo de relator, Renan anuncia que deixará CPI da Braskem

Para Calheiros, ele seria o senador com "legitimidade maior" para defender os interesses de Alagoas na Comissão

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h08 - Publicado em 21 fev 2024, 16h33

Depois de o presidente da CPI da Braskem no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), anunciar a escolha de Rogério Carvalho (PT-SE) como relator da comissão, o autor do pedido de criação do inquérito parlamentar, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que deixará o colegiado.

Logo após o anúncio da escolha, Calheiros pediu a palavra e afirmou que a escolha por Rogério Carvalho é “regimental”,  mas teria “mais legitimidade” para a relatoria se o objeto da comissão fosse uma tragédia socioambiental em seu estado, o Sergipe.

“Eu teria legitimidade maior ainda para defender os interesses de Alagoas”, disse o emedebista. “Com encaminhamentos que ensaiam domesticar a CPI, não emprestarei – não emprestarei – meu nome para simulacros investigatórios. Jogos de cartas marcadas sempre acabam com a ruína de castelos de cartas. Já vi esse filme várias vezes, várias vezes. Mãos ocultas, mas visíveis me vetaram na relatoria, que não era uma capitania, mas o resultado de uma costura política.”

O senador alagoano foi o grande articulador para a criação da comissão e intensificou o trabalho nos corredores do Senado no fim do ano passado. Em dezembro, a maioria dos titulares da CPI  haviam sido indicados e já era ponto pacífico entre os senadores que Aziz presidira os trabalhos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.