Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Presidente do União Brasil defende antecipar uso do fundo eleitoral

Luciano Bivar diz que prazo de 45 dias antes da eleição é exíguo para que partidos comecem a utilizar recursos nas campanhas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 mar 2022, 19h35 - Publicado em 10 mar 2022, 13h10

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, defendeu a antecipação da liberação do fundo eleitoral para financiamento das campanhas eleitorais. Na última semana, o STF liberou o aumento do valor dos recursos, que passaram de 2,1 bilhões de reais, em 2020, para 4,9 bilhões de reais em 2022.

Durante congresso virtual do Essent Jus Experience, na noite de quarta, Bivar disse que vai encaminhar o pedido ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE.

“Em um passado recente, se justificava 45 dias antes da eleição para começar a liberar as verbas para as candidaturas. Como hoje o fundo é tudo, e é preciso que os candidatos comecem a fazer suas propagandas eleitorais, que se antecipe isso”, disse o deputado.

Claudio Cajado, presidente do PP, afirmou que vai receber a demanda de Bivar e de outros parlamentares e apresentá-las a Fachin, com quem deve se reunir na próxima semana.

O coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Luiz Fernando Casagrande Pereira, lembrou na abertura do evento que o Brasil teve um financiamento privado de campanha eleitoral, “que se mostrou muito ruim e redundou na tragédia da Operação Lava Jato“.

“Agora, há um robusto fundo eleitoral, mas os partidos devem ter em mente que não basta ter financiamento público, é preciso saber gastar o dinheiro”, disse ele, que defendeu que candidatos e partidos precisam estar atentos à prestação de contas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.