Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Presidente do Sport discute violência no futebol com governo Lula e STJ

Yuri Romão defende mobilização nacional de clubes e poder público para enfrentar o problema da segurança em torno de jogos

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h31 - Publicado em 7 mar 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto o departamento jurídico do Sport Club do Recife trabalha na expectativa de reverter a punição imposta pelo STJD pelo atentado feito por uma torcida organizada ao ônibus do Fortaleza, o presidente do rubro-negro pernambucano, Yuri Romão, reuniu-se esta semana com diversas autoridades em Brasília para discutir a questão da violência no futebol e o que pode ser feito para erradicar esse problema.

    O dirigente teve encontros com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo; o vice-presidente do STJ, Og Fernandes; o ministro do Esporte, André Fufuca; e o deputado Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo.

    Na conversa com o ministro do Esporte, Yuri Romão teve a companhia do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que enviou recentemente um ofício à CBF questionando a decisão do STJD determinando que o Sport jogasse com portões fechados nos jogos com seu mando de campo e sem torcida visitante nas partidas fora de casa.

    “Com o secretário Mario Sarrubbo, debatemos muito a questão da segurança pública, visto que as ocorrências vêm acontecendo longe do estádio de futebol. Os clubes não possuem o poder da polícia ou um departamento de inteligência para coibir as ações que vêm acontecendo. Não é papel dos clubes”, disse o presidente do Sport.

    As reuniões com Og Fernandes e com André Fufuca ficaram em torno do Estatuto do Torcedor e da Lei Geral do Esporte.

    Continua após a publicidade

    “Discutimos se não é o caso de revisar as leis, modernizá-las. É preciso uma legislação específica para o momento atual, que é muito complicado. É preciso que haja punições severas. Essas pessoas não podem ser tratadas como torcedores. Falamos sobre a possibilidade de se criar uma frente com a participação dos presidentes dos clubes para discutir o que pode ser feito para aumentar a segurança do torcedor e das delegações nos estádios”, disse Romão.

    O mandatário acredita que mudanças vão acontecer daqui para frente. “Tem que haver uma mobilização nacional para que as mudanças aconteçam. Há um clamor por parte do poder público de que é preciso endurecer essa luta. A escalada da violência fora dos estádios preocupa muito. É preciso mudar a segurança no futebol e, acima de tudo, punir quem comete os crimes”, afirmou.

    Na próxima terça-feira, 12, o STJD vai julgar se concede ou não uma liminar ao Sport para que o clube volte a ter torcedores nos jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.