Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF faz buscas na Rocinha por casal suspeito de desviar recursos do FNDE

Coaf identificou que diretora de uma creche na favela da zona sul do Rio de Janeiro movimentou R$ 6,2 milhões desde 2018

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jul 2022, 11h44 - Publicado em 28 jul 2022, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PF faz buscas na Rocinha por casal suspeito de desviar recursos do FNDE
    Agentes da PF cumprem mandados de prisão na Rocinha contra suspeitos de desviarem recursos do Fundeb e do FNDE  (PF/Divulgação)

    A PF deflagrou na manhã desta quinta-feira, 28, a operação Desfralde, cujo objetivo era para prender a diretora de uma creche na Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, e o seu marido. O casal é suspeito de desviar recursos do Fundeb e do FNDE, dois importantes fundos federais de educação que são repassados a instituições de ensino nos estados e municípios.

    Trinta policiais federais foram à comunidade cumprir dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal do Rio. Às 11h desta sexta, os suspeitos ainda não tinham sido encontrados. Não há relatos até o momento de conflitos armados durante a entrada dos agentes na favela que é dominada pelo tráfico de drogas.

    A investigação teve início em 2021 depois que o Coaf identificou movimentações suspeitas no valor de 6,2 milhões de reais na conta da diretora da creche. Desde 2018 os agentes suspeitam que ela tenha movimentado em favor próprio e de seu marido recursos que seriam dos programas federais. A polícia também identificou que a diretora tinha um padrão de consumo incompatível com a sua renda.

    Há a suspeita de que a mulher tenha falsificado documentos para aumentar o número de crianças atendidas pela creche e receber mais verbas públicas. A Justiça determinou o sequestro do imóvel onde funciona a creche e autorizou que a Secretaria Municipal de Educação, que colaborou com as investigações, faça a gestão do espaço para que o atendimento às crianças não seja interrompido.

    A diretora e seu marido serão indiciados pelos crimes de peculato e estelionato majorado, com penas que, se somadas, podem chegar a dezoito anos de prisão.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.