Pesquisa mostra tendência de queda em fraudes na Black Friday 2023
A empresa de segurança do varejo digital, ClearSale, estima que golpistas devem tentar fraudar R$ 43,9 milhões neste ano
Entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, golpistas devem tentar desviar 43,9 milhões de reais em 28.500 investidas de fraude. O levantamento é da especialista em cibersegurança ClearSale, que no ano passado, evitou o furto de 69,6 milhões de reais na Black Friday.
Neste ano, a expectativa é de redução de 40,4% no volume de tentativas de fraude, mas os clientes devem permanecer atentos, afirmam os especialistas.
“É de extrema importância ressaltar que os percentuais baixos de tentativas de fraude não significam uma diminuição nas tentativas, apenas reforçam um aumento representativo nos pedidos bons”, explica o superintendente comercial da ClearSale Matheus Manssur.
“Apesar da queda apontada na projeção, que já era esperada devido ao momento atual do e-commerce, os números seguem altos”, completa Manssur.
A ClearSale recomenda que os consumidores desconfiem de preços muito abaixo do mercado e de e-commerces que aceitem apenas boleto bancário e Pix como meio de pagamento. Os especialistas também pedem para se atentar à reputação da loja e conferir se a grafia da marca está correta no endereço eletrônico.