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Pesquisa mostra como brasileiros reagiram ao retorno da taxa das blusinhas

A Latam Intersect realizou um Relatório de Análise Emocional que identifica os sentimentos dos usuários sobre esse tema nas principais redes sociais

Por Pedro Pupulim Atualizado em 30 ago 2024, 18h56 - Publicado em 30 ago 2024, 18h01
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  • Alguns sites de compras no exterior começaram a cobrar, no início deste mês, a “taxa das blusinhas”, um Imposto de Importação de 20% sobre compras de até 50 dólares no exterior. 

    Pensando nisso, na semana anterior à primeira aplicação do novo imposto, entre sexta-feira, 26 de julho, e quinta-feira, 1º de agosto, a Latam Intersect Intelligence realizou um Relatório de Análise Emocional, baseado na tecnologia Delta Analytics, que identificou como os brasileiros se expressaram sobre o assunto nas cinco principais plataformas de redes sociais.

    O relatório apontou que esses consumidores se sentiram em sua maioria surpresos no Facebook, com uma mistura de expectativa e medo no Instagram, medo e felicidade no TikTok, e raiva e medo no X (antigo Twitter). 

    Estatisticamente, as maiores emoções registradas foram 67,74% de surpresa no Facebook, 33,33% de medo no Twitter/X, 29,49% de expectativa no Instagram e 28,17% de felicidade no TikTok.

    Diretor da Latam Intersect PR, Roger Darashah avaliou que negativamente esse resultado para o contexto político brasileiro.

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    “Medo e surpresa não são as melhores emoções que se espera diante do que se provou ser um problema político altamente controverso para o governo brasileiro”, ressaltou.

    Histórico

    Desde agosto de 2023, as compras de até US$ 50 em sites internacionais eram isentas de Imposto de Importação, desde que os sites estivessem inscritos no Programa Remessa Conforme, que garante liberação acelerada da mercadoria. 

    Contudo, as transações pagavam 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados, com as guias sendo cobradas pelos sites ainda no exterior.

    Em uma tentativa de equilibrar o “jogo” entre os varejistas nacionais e sua concorrência internacional, como Shopee, Shein e AliExpress, o governo instituiu, então, a “taxa das blusinhas”. O governo também argumenta pode gerar uma receita estimada de R$ 1,3 bilhão em 2024, e R$ 2,7 bilhões em 2025, que seria redirecionada para financiar investimentos e desenvolvimento nacional.

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