Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Os estados que tiveram mais assassinatos de indígenas em 2022

Relatório do Conselho Indigenista Missionário sobre a violência contra povos indígenas no ano passado foi lançado nesta semana

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 23h58 - Publicado em 28 jul 2023, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • AME565. BRASILIA (BRASIL), 11/04/2022.- Cientos de indígenas de varios pueblos reunidos en el Campamento Tierra Libre (ATL), protestan durante un acto llamado "Ouro de Sangue" (Oro de Sangre) en contra del incremento de la minería en territorios indígenas, hoy, en Brasilia (Brasil). La ATL se realiza en momentos en que el Congreso Nacional y el Gobierno Federal están votando proyectos que violan los derechos de los pueblos indígenas, como el Proyecto de Ley 191/2020. EFE/ Joédson Alves
    Centenas de indígenas de várias cidades se reuniram no Acampamento Terra Livre (ATL), protestando durante um ato chamado "Ouro de Sangue" contra o aumento da mineração em territórios indígenas, hoje, em Brasília. -  (Joedson Alves/EFE)

    O Conselho Indigenista Missionário lançou nesta semana o relatório anual de violência contra povos indígenas no Brasil, referente a 2022. O documento produzido pelo Cimi registra a ocorrência de 416 casos de violência contra pessoas indígenas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

    Segundo dados oficiais, houve 180 assassinatos de indígenas no Brasil. Assim como nos três anos anteriores, os estados que registraram o maior número de homicídios foram Roraima (41), Mato Grosso do Sul (38) e Amazonas (30).

    No capítulo sobre a violência por omissão do poder público, o documento relatório identificou a ocorrência de 835 mortes de crianças indígenas de 0 a 4 anos em 2022. A maioria foi registrada no Amazonas (233), em Roraima (128) e em Mato Grosso (133).

    Veja o relatório na íntegra a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.