O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ter apresentado aos líderes de bancadas nesta terça-feira, 11, um projeto para mudar o regimento interno da Casa e punir com suspensão de mandato e exclusão de comissões os deputados que violarem o Código de Ética.
“Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e — principalmente — aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira”, disse Lira em sua conta no X.
Como mostrou o Radar, o bate-boca entre Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Janones (Avante-MG), que percorreram corredores da Câmara à beira de um confronto físico, e a crise de falta de ar de Luiza Erundina (PSOL-SP) durante debate na Comissão de Direitos Humanos acenderam o debate sobre padrões mínimos de civilidade na Câmara.
“Caberá à Mesa da Casa adotar, cautelarmente, essas medidas se entender que o parlamentar quebrou o decoro parlamentar, decisão que pode ser referendada, ou não, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar”, escreveu Lira.