Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O plano de Renan Filho para o Fórum Internacional de Transportes

O ministro dos Transportes vai à Leipzig, na Alemanha, no fim de maio

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 abr 2023, 13h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No final do mês que vem, o ministro dos Transportes, Renan Filho, irá à Leipzig, na Alemanha, participar da cúpula anual do Fórum Internacional de Transportes (ITF, na sigla em inglês), e vai oficializar a pretensão brasileira de aderir ao organismo como membro pleno. Hoje, o Brasil tem status de mero “observador”.

    O chefe da pasta quer atrair capital estrangeiro para PPPs e as novas rodadas de concessões no segundo semestre deste ano e avalia que é necessário buscar mais protagonismo internacional no setor de infraestrutura de transportes.

    O ITF tem atualmente 64 países membros e atua de forma integrada com a OCDE. Da América Latina, apenas Argentina, Chile, Colômbia e México integram o fórum, que atua como um think tank para questões relacionadas a políticas do setor.

    Na semana passada, o ministro se reuniu com o secretário-geral do ITF, Young Tae Kim, na Argentina, durante o Segundo Diálogo Regional de Alto Nível sobre Transporte na América Latina e no Caribe — no qual Renan Filho propôs um plano em comum para a integração logística dos países do continente.

    A proposta prevê a parceria com organismos multilaterais e agências de cooperação internacional para coordenar e financiar os estudos. Uma das ideias seria a criação de um fundo de financiamento internacional, liderado por Brasil e Argentina, para gerir projetos de infraestrutura de transportes, que poderia viabilizar um corredor rodoviário ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

    No país, a pasta planeja executar o orçamento de 20 bilhões de reais para 2023, sem deixar restos a pagar para o ano que vem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.