Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O balde de água fria de Macron no setor nuclear brasileiro

Sem ministro da Economia na comitiva, presidente francês não assinou empréstimo bilionário para desenvolvimento das usinas Angra 1 e Angra 3

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 10h56 - Publicado em 30 mar 2024, 14h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da França, Emmanuel Macron, frustou a Frente Parlamentar Nuclear ao não encaminhar, na visita ao Brasil nesta semana, as tratativas de um empréstimo de 3 bilhões de euros da França para desenvolver as usinas de Angra 1 e Angra 3. O crédito iria remunerar as empresas francesas que trabalham com a Eletronuclear.

    Personagem importante para a assinatura do acordo, o ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, era esperado no Brasil, mas não embarcou na comitiva presidencial.

    “Não está andando tão bem quanto a gente gostaria, mas também não está parado. O acordo dos serviços geológicos é o início para que a securitização do urânio seja feita”, afirma o presidente da Frente Parlamentar Nuclear, Julio Lopes.

    Em vez do contrato específico sobre a implementação de recursos nas usinas brasileiras, os franceses firmaram um acordo para verificar a possibilidade de exploração de urânio em um Memorando de Entendimento entre o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e o Serviço Geológico Francês (BRGM). A ideia de Lopes é securitizar o empréstimo com parte da reserva de urânio do Brasil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.