Os ministros Waldez Goés (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) vão visitar as áreas afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Eles devem desembarcar nas primeiras horas da manhã de quarta-feira em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e se deslocar às demais áreas afetadas.
As equipes do governo federal se preparam na tarde desta terça. É a terceira vez que os ministros visitam o estado gaúcho por causa de catástrofes climáticas. Em fevereiro, uma comitiva foi ao município de Hulha Negra, em razão da seca que assolava o Rio Grande do Sul, e em junho foram ver de perto os estragos causados por outro ciclone.
A passagem do ciclone extratropical, oriundo de uma frente fria do Uruguai, gerou fortes chuvas desde a madrugada de segunda-feira. Em 24 horas, choveu cerca de 150 milímetros nas bacias hidrográficas do norte do estado, o que causou enchentes de rios e alagamentos, em especial nas regiões da serra e dos vales.
Até as 14h20 desta terça-feira, ao menos seis mortes haviam sido confirmadas no Rio Grande do Sul e mais de 4.000 pessoas tiveram de sair de suas casas.