O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, está nesta terça-feira em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ) para firmar uma parceria da pasta com o Instituto Zeca Pagodinho, projeto social fundado pelo cantor em 1999.
Para fortalecer ações para a produção de alimentos nas cidades, o MDA vai assinar um termo de intenções pela ampliação de hortas comunitárias no município com o IZP, a Embrapa Agrobiologia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Instituto Cidades Sem Fome.
A ação engloba recursos do MDA e de emenda parlamentar que somam 1,5 milhão de reais para criação de hortas e capacitação de agricultores urbanos. A assinatura acontece um dia depois de o presidente Lula sancionar a lei que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, que prevê benefícios para programas voltados à agricultura familiar, como acesso ao crédito, máquinas e compras públicas.
Na ocasião, também será anunciada a cessão de um terreno do Instituto Zeca Pagodinho para a implementação de um Sistema Agroflorestal Urbano com a produção de plantas medicinais e árvores nativas da Mata Atlântida. Cerca de 100 famílias serão beneficiadas com a produção e comercialização dos alimentos.