Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Maioria dos brasileiros acha que Ucrânia tem mais razão, diz Ipespe

Jair Bolsonaro e Lula tiveram posicionamentos que penderam mais para o lado russo no conflito; apenas 8% dos brasileiros dão razão à Rússia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 mar 2022, 11h37 - Publicado em 11 mar 2022, 11h10

A maioria dos brasileiros acha que a Ucrânia tem mais razão no conflito com a Rússia, segundo a pesquisa eleitoral contrata pela XP ao Ipespe divulgada nesta sexta-feira. Conforme o Radar mostrou na última terça, a pesquisa, que tem como foco identificar em quem os eleitores vão votar para presidente em outubro, perguntou pela primeira vez a opinião dos cidadãos sobre a agressão russa à Ucrânia.

Segundo o levantamento, 97% dos brasileiros tomaram conhecimento do conflito e 56% dos ouvidos acham que a Ucrânia tem mais razão. Apenas 8% disseram que a Rússia tem mais razão, enquanto 17% responderam que nenhum dos dois lados tem razão. Somente 3% dos ouvidos deram razão a ambas as partes e 17% não souberam responder.

A pesquisa mostrou que um terço dos brasileiros, ou 33%, acham que a postura de Jair Bolsonaro perante ao conflito é totalmente errada. Outros 15% acham que o presidente lida com a questão de forma parcialmente errada. Já os que acham que o presidente está parcialmente correto corresponderam a 17% dos ouvidos, enquanto 25%, ou um quarto dos entrevistados, disse que o presidente está totalmente correto em seu posicionamento.

Tanto Jair Bolsonaro quanto Lula, seu principal rival na corrida eleitoral, já deram declarações que penderam mais para o lado russo no conflito. A pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira dessa semana, com 1.000 entrevistados de todos as regiões do país. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.