Em agenda em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Janja discursou por cerca de três minutos, durante o anúncio de Lula sobre investimentos federais em educação e saúde na região. A primeira-dama falou a respeito da distribuição gratuita de absorventes em escolas e farmácias populares.
“Faz uns 15 dias, o governo federal distribuiu, presidente, nas farmácias populares, absorvente para as meninas, as mulheres, as pessoas que menstruam terem dignidade menstrual”, disse Janja
“Esse recado é muito importante porque a gente sabe que tem muitas meninas que vão para a escola, para o Ensino Médio, e acabam não indo para a escola porque estão menstruadas, não tem condição de comprar absorvente e acabam ficando em casa”, seguiu a primeira-dama.
“Isso diminui o rendimento escolar delas e, por isso, a ministra (da Saúde, Nísia Trindade) me contou que também nas escolas, os absorventes vão ser distribuídos”, complementou.
Além de citar Nísia Trindade, no pouco tempo que teve ao microfone, Janja agradeceu a acolhida do prefeito Waguinho e de sua esposa, a deputada Daniela Carneiro, que chegou a ser ministra do Turismo, mas perdeu o posto para Celso Sabino, na primeira reforma ministerial deste mandato de Lula. Waguinho e Daniela ofereceram um almoço ao presidente e à primeira-dama nesta terça-feira.
Janja não citou, porém, a autora do projeto, a deputada Tabata Amaral, que deve ser adversária do PT nas eleições municipais em São Paulo. A proposta para dignidade menstrual chegou a ser vetada por Jair Bolsonaro, em 2021, e foi sancionada por Lula no ano passado.