Lula diz que a França “não apita mais nada” sobre o acordo Mercosul-UE
Presidente afirma que pretende assinar o tratado de livre-comércio até o fim de 2024: “Quem apita é a Comissão Europeia”
O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira que os franceses “não apitam mais nada” em relação ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
“Quem apita é a Comissão Europeia, e a Ursula von der Leyen tem procuração para fazer o acordo. E eu pretendo assinar esse acordo este ano ainda, tirar isso da minha pauta”, declarou Lula na cerimônia de abertura do Encontro Nacional da Indústria, organizado pela CNI.
A fala do presidente coincide com o imbróglio diplomático causado pela decisão do Carrefour de suspender a compra de carnes brasileiras — posteriormente, o grupo divulgou uma carta de retratação.
“Quero que o agronegócio continue crescendo e causando raiva num deputado francês que, hoje, achincalhou os produtos brasileiros. Porque nós vamos fazer o acordo Mercosul, nem tanto pela questão do dinheiro, nós vamos fazer porque eu estou há 22 anos nisso e nós vamos fazer”, disse Lula.