Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lourdinha Lyra processa Thereza Collor por calúnia em disputa bilionária

Viúva de Pedro Collor lidera grupo de herdeiros de João Lyra que quer destituir Lourdinha do cargo de inventariante do espólio do usineiro de Alagoas

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h51 - Publicado em 16 jan 2024, 12h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lourdinha Lyra e Thereza Collor: disputa familiar na Justiça em torno de espólio bilionário de João Lyra
    Lourdinha Lyra e Thereza Collor: disputa familiar na Justiça em torno de espólio bilionário de João Lyra (./Arquivo pessoal)

    A intriga familiar bilionária em torno do espólio de João Lyra ganhou um novo capítulo no início deste ano. A filha mais velha e inventariante do falecido usineiro, Lourdinha Lyra, apresentou uma queixa-crime contra sua irmã Thereza Collor por calúnia e difamação com base em entrevistas que a historiadora concedeu a VEJA e à revista IstoÉ.

    Nas entrevistas, Thereza acusa a irmã de supostas irregularidades e de gestão temerária com risco de destruição de patrimônio familiar na condução do processo de falência da Laginha Agro Industrial S/A, cuja massa falida é avaliada em 4 bilhões de reais.

    Thereza, a mãe e os três irmãos pedem, também na Justiça, a destituição de Lourdinha como inventariante, uma reavaliação minuciosa dos atos que ela adotou na falência da Laginha e a integração dos demais herdeiros ao inventário. Ainda não houve decisão.

    Segundo a queixa-crime que Lourdinha registrou na 10ª Vara Criminal do Foro de Maceió, as declarações à imprensa teriam o objetivo de “macular” seu “prestígio social” em Alagoas, “suscitar um desprezo público” e ajudar Thereza a destituí-la da função de inventariante pela “descredibilização”.

    Lourdinha pede que a Justiça proíba Thereza de “veicular” seu nome e “reduzir” sua imagem “por quaisquer meios de comunicação”. Também quer, como reparação, o valor de um salário mínimo: 1.412 reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.